Filosofia, perguntado por ThayClimenco4882, 1 ano atrás

Levando em conta o estudo desenvolvido nesse capítulo, você acha que Sócrates se oporia a posição descrita por Glauco? Por que? Qual seria o argumento de Sócrates?

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
371
Olá,

 Sócrates foi o primeiro filósofo a tratar do tema justiça de forma relevante, utilizando a própria vida como exemplo. Em seu julgamento, mesmo sabendo que estava sendo julgado arbitrariamente, além de aceitar sua sentença, usou o julgamento como palco para nos ensinar valiosas lições. Para Sócrates o homem bom precisa cumprir a lei má, para que o homem mau aprenda a cumprir a lei boa. 

 Sócrates não se opôs a sua pena, pois sabia que para o povo de Polis a justiça era tudo. Se ele contrariasse a justiça, estaria se opondo a todos aqueles que a reconhecem, aceitando sua condenação ele estaria ferindo todos aqueles que fazem parte do acordo dessas mesmas leis, além disso, Sócrates acredita que nenhum homem está acima da lei, a justiça é o método para se legitimar a obediência ao estado

 O homem que conhece sua própria alma está mais apto a discernir entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o certo e o errado. Na justiça está a base da virtude que o homem quer ter, logo o homem apto deve contribuir com a construção das leis, afim de se alcançar uma sociedade verdadeiramente justa, pois a sociedade por ser o reflexo do homem é justa se for composta por homens justos.

Respondido por emanuelerego15
19

Resposta:

Não, porque Sócrates  sabia que para o povo de Polis a justiça era tudo. Se ele contrariasse a justiça, estaria se opondo a todos aqueles que a reconhecem, aceitando sua condenação ele estaria ferindo todos aqueles que fazem parte do acordo dessas mesmas leis, além disso, Sócrates acredita que nenhum homem está acima da lei, a justiça é o método para se legitimar a obediência ao estado.  

Explicação:

Perguntas interessantes