Levando em consideração seus conhecimentos sobre o período, qual o papel do DIP na consolidação do Estado Novo (1937-45)? *
1 ponto
a) A principal função do DIP era estabelecer o controle da produção econômica, valorizando a indústria nacional. Desta maneira, o DIP retirou recursos do investimento na agricultura para investir em infraestrutura.
b) O DIP era responsável por engrandecer os atos do governo, buscando sempre exaltar a figura do presidente. O DIP controlava os meios de comunicação, além de realizar censura e promover eventos culturais que valorizassem a figura de Vargas.
c) O DIP não teve bons resultados em sua função de incentivar a cultura nacional e de valorizar a figura do presidente Getúlio Vargas; por isso, logo teve suas atividades encerradas.
d) O papel do DIP girou em torno de criar uma imagem negativa do Brasil e do presidente Vargas no exterior, para que não houvesse investimentos estrangeiros no Brasil, garantindo a política nacionalista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra b seria a correta
Explicação:
O DIP era responsável por engrandecer os atos do governo, buscando sempre exaltar a figura do presidente. O DIP controlava os meios de comunicação, além de realizar censura e promover eventos culturais que valorizassem a figura de Vargas.
É correta a alternativa B, tendo o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) atuado como uma forma de "controlar" o pensamento e os discursos políticos no Brasil, perseguindo os que criticavam Vargas ou defendiam modelos políticos diferentes e divulgando obras e eventos que elogiassem Vargas.
Deste modo o DIP tinha um papel fundamental na manutenção do "mito" de que Vargas seria o "Pai dos Pobres" e o que seria a única pessoa capaz de "salvar" o Brasil, sendo este tipo de atuação ideológica, marcada pela censura e pelo culto a uma pessoa, característica do populismo na América Latina.
Mais sobre Vargas em:
https://brainly.com.br/tarefa/6872454