Sociologia, perguntado por matheusrckr, 1 ano atrás

Levando em consideração que as pessoas mais vulneráveis economicamente já possuem cotas para ingressarem em universidades brasileiras, quais são os principais pontos para a sustentação de cotas raciais?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannasantanp0lnqj
1
Devemos considerar que as pessoas que mais se encontram nessa situação são pretas e/ou indígenas devido à motivos histórico-sociais. Por uma herança histórica e por ainda vivermos em um sistema racista, é fato que a cor da sua pele e sua etnia podem ser o motivo de falta de oportunidade. Este é um dos pontos principais para as cotas raciais. Querendo ou não, infelizmente, a cor da sua pele pode te dar oportunidades ou tirá-las.

matheusrckr: Referindo-me apenas as oportunidades de ingresso às universidades e, considerando que as pessoas que mais se encontram vulneráveis economicamente são negras, indígenas ou pardas, é assertiva a fala de que as cotas sociais não são suficientes para propiciar oportunidade aos negros, indígenas e pardos?
matheusrckr: Em outras palavras, suponhamos dois indivíduos.
O 1º é o mais pobre. Passa por muitíssimas dificuldades, até no que diz respeito aos itens mais básicos, como comida, água tratada roupa etc. Porém, esse primeiro indivíduo possui pouca melanina.
matheusrckr: O 2º também é pobre, mas enfrenta dificuldades menores que o 1º indivíduo. Este 2º tem problemas em ter roupas, não tem variedade alimentícia, mas sempre tem ao menos uma comida rudimentar etc. Este, contudo, possui muita melanina na pele.
Fica a questão: é justo o 2º indivíduo ter mais oportunidade que o outro, quando a única coisa que irá avaliá-los é a nota em um vestibular? (Obs: o vestibular se interessa por notas, não por cor de pele, isso é óbvio)
Perguntas interessantes