Levando em consideração o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre avaliação e sua percepção nas diferentes áreas do conhecimento, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
Soluções para a tarefa
Olá!
Você esqueceu as alternativas mas posso te ajudar.
Agora podemos responder corretamente.
I. ( ) Para as ciências exatas, o termo avaliação tem maior aceitabilidade por conta de seu caráter pedagógico processual. II. ( ) Professores formados em cursos vinculados às áreas da saúde e tecnológicas têm mais dificuldade de colocar em prática o processo de avaliação em plenitude. III. ( ) O descompasso existente quanto ao grau de percepção do processo avaliativo entre as diferentes áreas do conhecimento pode ser sanado mediante a intensificação da abordagem de aspectos metodológico-pedagógicos nos cursos em que eles são pouco desenvolvidos. IV. ( ) Um curso que não se caracterize como licenciatura deve contemplar, em seu currículo, um menor volume de aulas cujo enfoque sejam os aspectos pedagógicos.
Apenas I e III estão corretas
Os cursos de Bacharelado por exemplo, geralmente são mais abrangentes do que os de licenciatura pois cuidam de aspectos além da formação didática do futuro profissional.
A outra incoerência está no fato dos educadores formados na área de saúde e tecnologia, não possuírem dificuldades para avaliar e definir os quadros pois a avaliação segue um método que quando aplicado chegará na resposta a partir de métodos processuais.
Até mais!
Resposta:
(A) F – V – V – F ESSA É A CORRETA
Explicação:
A afirmativa I é falsa, pois é para as ciências humanas que o termo avaliação tem maior aceitabilidade e não para as ciências exatas: “Para as ciências humanas, em especial, o termo avaliação tem maior aceitabilidade por conta de seu caráter pedagógico processual”. As afirmativas II e III são verdadeiras, pois “[...] as maiores dificuldades relacionadas com a colocação em prática do processo de avaliação em plenitude ocorrem em maior intensidade com professores formados em cursos vinculados às áreas de ciências exatas, tecnológicas e da saúde. [...] O descompasso existente quanto ao grau de percepção do processo avaliativo entre as diferentes áreas do conhecimento [...] pode e deve ser sanado mediante a intensificação da abordagem de aspectos metodológico-pedagógicos nos cursos em que eles são pouco desenvolvidos” . A alternativa IV é falsa, pois um curso que não se caracterize como licenciatura deve contemplar um maior volume de aulas e não menor: “Assim, um curso que não se caracterize como licenciatura deve ser contemplado com um maior volume de aulas em seu currículo que enfoquem os aspectos pedagógicos [...]”