Levando em consideração as fases do conhecimento humano, é correto afirmar: I – intuição, conhecimento filosófico e científico. II – Intuição, mito, ufologia. III – Mito, Senso comum e conhecimento filosófico. IV – Conhecimento científico, religioso e Artístico. V - Conhecimento científico, intuitivo e artístico. Qual das alternativas está correta:
a) Apenas I e IV
b)Apenas II e V
c)Todas estão corretas.
d)Apenas I, II e III
e)Apenas III e IV
Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia:
a) Ficou consagrada sob a forma de diálogos, posteriormente redigidos pelo filósofo Platão.
b) Procurava transmitir às pessoas conhecimentos de natureza mitológica.
c) Baseava-se em uma contemplação passiva da realidade.
d) Transmitia conhecimentos exclusivamente sob a forma escrita entre a população ateniense.
e) Transmitia conhecimentos de natureza científica.
Sobre o Mito ou Alegoria da Caverna de Platão é correto afirmar que: I. A caverna é o mundo das real que vivemos. II. Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento. III. Que os grilhões e as correntes que aprisionam os seres humanos no interior da caverna são os nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade. IV. Quem deve ser o governante, segundo Platão é o rei tirano.
a) Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
b) Somente os enunciados I, II e III estão corretos
c) Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
d) Somente os enunciados I e III estão corretos
e) somente os enunciados II e III estão corretos
A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois:
a) A dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.
b) É uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas abstratas.
c) Aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
d) É um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
O mito representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, traduzindo símbolos ricos de significado que nos mostram o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência. Podemos DEFINIR o mito como:
a) Tradições coletivas, constituindo as referências fundamentais que confere a identidade de um povo.
b) Crenças individuais acumuladas pelas culturas e transmitidas pela oralidade.
c) Forma de conhecimento que fala ao intelecto e dirige-se à razão, nos transportando para o interior do homem.
d) Ilusão ou mentiras inventadas pelas pessoas em forma de histórias e personagens sobrenaturais.
e) Uma forma de conhecimento que fala à razão, dirigindo-se ao mundo objetivo e exterior ao homem.
Por favor gente ajudem aí...
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1)e
2)a
3)e
4)c
5)a
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás