Levamento Dos fatores que colaboraram para a formação literária de José de Alencar
Soluções para a tarefa
Resposta:
José de Alencar é um dos maiores escritores da Literatura brasileira do final do século XIX. É conhecido ... Formação profissional e experiências de leituras.
Exposé Martiniano de Alencar nasceu no município de Mecejana, estado do Ceará, no dia 1º de maio de 1829, filho do Padre José Martiniano e sua prima, Ana Josefina de Alencar. O romance proibido entre os primos fez com que o Padre José Martiniano deixasse a batina e se mudasse para o Rio de Janeiro, onde ocupou o cargo de Senador e formou sua família com Ana Josefina de Alencar.
Em 1844, aos 17 anos, José de Alencar mudou-se para a cidade de São Paulo para cursar Direito, curso iniciado em 1846 e concluído em 1850. Como estudante universitário, embora tenha convivido com a boemia, José de Alencar recusou-se a fazer parte dela. Apaixonado pela leitura e bastante interessado pelos romances estrangeiros, Alencar aprendeu a língua francesa para ler as obras de autores como Balzac, Dumas, Vigny, Chateubriand e Victor Hugo. José de Alencar, além dos romances estrangeiros, também era admirador dos romances do escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo, autor de “A Moreninha”.
→ Formação profissional e experiências de leituraslicação:
AI E Em 1854, Alencar ingressou na carreira literária como folhetinista no jornal “Correio Mercantil”, em São Paulo, com uma seção literária intitulada de “Ao correr da pena”. Em sua coluna, o autor abordou questões relacionadas à literatura, à política, aos eventos sociais e ao teatro. Durante esse período, além de José de Alencar, outros estudantes do Largo de São Francisco, como Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães e José Bonifácio, fundaram uma revista com o nome de “Ensaios literários”.