Psicologia, perguntado por tmtr, 5 meses atrás

Lev Vygotsky é um dos principais autores de educação referente a abordagem histórico-cultural, o autor sempre defendeu que a interação social da criança influenciava em seu desenvolvimento. A aprendizagem para o autor acontecia a partir de dois momentos, o primeiro era o do desenvolvimento real que se refere as conquistas que já são intrínsecas na criança, as capacidades ou funções que ela realiza sozinha sem que haja o auxílio do outro, já o segundo momento é o do desenvolvimento potencial, pois a avaliação da criança volta-se para aquilo que ela pode realizar com auxílio do outro.



MAIOR, Carmen Denize Souto. A teoria vygotskyana das funções psíquicas superiores e sua influência no contexto escolar inclusivo. 2016. (adaptado).





Considerando o texto apresentado e o seu conhecimento sobre a aprendizagem para Vygotsky avalie as afirmativas:



I. Para o autor quanto maior o conteúdo ensinado mais a criança aprende, nesse caso o convívio social poderia ser secundário.

II. Para o autor a criança nunca se estabiliza no desenvolvimento potencial, pois ao aprender algo, logo surge algo novo para se aprender.

III. O intervalo entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial é chamado por Vygotsky de zona de desenvolvimento proximal.



É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilapsd
0

Considerando o texto apresentado e o seu conhecimento sobre a aprendizagem para Vygotsky é possível avaliar as afirmativas como F, V e V, portanto alternativa 4.

I - Falsa - O que a criança aprende não é fruto da quantidade de conteúdo a qual é submetida. O aprendizado é multi fatorial e o convívio social é peça importantíssima nesse processo.

Teoria de Vygotsky

Essa é uma teoria sócio-interacionista, ou seja, para o psicólogo o aprendizado ocorre de dentro para fora. Por isso a interação com o meio social é imprescindível para o nosso desenvolvimento cognitivo.

O que sabemos hoje, segundo Vygotsky, foi fruto do acúmulo de interações que fizemos ao longo da vida, com a família, escola, trabalho e etc. Ao mesmo tempo, nós modificamos o ambiente por quais passamos.

Essa teoria é uma das mais estudada e aplicada na pedagogia. Especialistas da área se utilizam da ideia de que, apesar de nascermos com funções psicológicas inerentes, são nossas experiências e interações na vida que nos farão aprimorá-las.

Aprenda mais sobre a teoria de Vygotsky aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3180900

#SPJ1

Perguntas interessantes