Letramento é compreendido como um grande conjunto de conhecimentos desenvolvidos, a partir de experiências cotidianas, pelas pessoas que demonstram autonomia e competência nas práticas sociais de leitura e escrita. De acordo com Soares (1998), o Letramento tem um sentido ampliado da alfabetização, pois consiste em práticas de leitura e escrita, que vão além da alfabetização funcional. O processo de ensino-aprendizagem da matemática se aproxima desse pensamento quando o professor:
1. Organiza o trabalho em matemática de modo a garantir a aproximação dessa área do conhecimento e da língua materna, por meio dos modelos clássicos de lista de problemas da mesma natureza.
2.Envolver os alunos com o processo de construção e evolução dos conceitos matemáticos, faz transposições didáticas para situações que têm significado para a criança.
3 Explica aos alunos que há muito tempo o homem parte em busca de respostas aos problemas de ordem pratica do cotidiano sem, necessariamente, envolvê-los com o processo de construção e evolução dos conceitos matemáticos
4. Planeja situações de aprendizagem que proporciona a memorização do sistema de numeração, do sistema métrico decimal utilizado como medida e das notações de matemática vigentes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
A alternativa 2 está correta.
O principal objetivo do letramento e do ensino da matemática no caso apresentado é a formulação de conceitos matemáticos que o aluno possa aprender e por em prática em sociedade.
Para ser mais exato, as questões acerca do ensino vão além do conteúdo didático, por isso, o ensino inclusivo é importante, pois ele coloca o aluno na condição de observador do que está sento exposto a fim de realizar aquilo que aprendeu em situações dinâmicas, resolvendo problemas, operações numéricas com questões comuns na sociedade.
Até mais!
Perguntas interessantes