Pedagogia, perguntado por elainecristinafotogr, 10 meses atrás

Lerner tece duras críticas a um modelo de ensino fragmentado. Segundo a autora, "...uma teoria da aprendizagem que não se ocupa do sentido que a leitura possa ter para as crianças e concebe a aquisição do conhecimento como um processo acumulativo e graduado, um parcelamento de conteúdos em elementos supostamente simples, uma distribuição do tempo escolar que atribui um período determinado à aprendizagem de cada parcela e um conjunto de regras que concedem ao professor certos direitos e deveres que somente ele pode exercer - enquanto o aluno exerce outros complementares - são os fatores que se articulam para tornar impossível a leitura na escola." (LERNER, 2002, p.78)

Segundo a autora, esse modelo não contribui para a aprendizagem efetiva dos alunos, especialmente no que se refere ao ensino da leitura e da escrita, porque:

A
a fragmentação e o detalhamento dos conteúdos fazem com que estes percam a sua identidade, dificultando o seu reconhecimento no contexto social.

B
normalmente a fragmentação é acompanhada de um modo de junção das partes que permite ao aluno ampliar o seu conhecimento sobre o assunto tratado.

C
de um modo geral sentimos a necessidade de reunir as partes daquilo que acreditamos ser importante, deixando outras partes para segundo plano.

D
sem o conhecimento do todo o aluno pode construir o seu próprio modelo de ensino, o que é desejável se consideramos que ele participa do seu processo de aprendizagem;

E
a apresentação das partes para depois chegar ao todo é uma estratégia que permite ao aluno aproximar-se gradativamente do objeto do ensino.
Justifique

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
8

Olá!

A  a fragmentação e o detalhamento dos conteúdos fazem com que estes percam a sua identidade, dificultando o seu reconhecimento no contexto social.

De acordo com a autora, uma das principais problemáticas envolvendo a leitura e a escrita, estão diretamente relacionadas com a fragmentação destes processos.

Dessa forma, os educandos tornam-se imposssibilitados de contextualizar o que aprendem nos textos com a realidade em que vivem, o que reduz a possibilidade de potencialização do poder de reflexão e conscientização crítica.

Respondido por aninhataty21
5

Resposta:

resposta A

Explicação: E NECESSARIO QUE HAJA UMA APRENDIZAGEM PROPRIAMENTE FAVORAVEL AO ALUNO E DE CONDIÇÃO DE EXPRESSAE SEUS PENSAMENTO A FATO

Perguntas interessantes