Português, perguntado por 4546052773, 9 meses atrás

LER - RESPONDER E ENTREGAR ALGUMAS DAS FOBIAS MAIS ESTRANHAS DO MUNDO Existem pavores bastante comuns, como por exemplo, o medo de altura ou o terror de cobras ou de ratos. Mas também há fobias muito raras, que nem imaginamos que existam. Algumas pessoas que sofrem dessas fobias não conseguem controlá-las facilmente e, não raro, não levam uma vida normal. 1. Medo de amarelo Não, não se chama ’amarelofobia’, como você pode ter pensado. As pessoas que padecem desse medo, a “xantofobia”, não toleram ver nem tocar nada da cor amarela. Essa fobia não está somente associada a objetos amarelos. Alguns xantofóbicos sequer podem ler ou ouvir a palavra “amarelo”. Mas cabe destacar que há, também, outras cores que provocam medo. Por exemplo, o vermelho (eritrofobia). 2. Medo de queijo Muitos podem pensar: como é possível alguém ter medo de queijo? Sim, essa fobia também existe, e é designada “turofobia”. Os fóbicos não conseguem encarar, cheirar e muito menos comer um simples pedacinho de queijo. Imagine um turofóbico vivendo em Minas Gerais... 3. Medo de dormir Existe também a fobia de dormir e seu nome é “somnifobia”. Ela pode ter origem em certos pesadelos muito traumáticos que os fóbicos tiveram em algum momento da vida. Eles acreditam, irracionalmente, que enquanto estiverem dormindo, podem morrer. É uma fobia comum nas crianças. (https://incrivel.club) 1. Após a leitura do texto, responda: a) Qual a finalidade deste texto? b) Segundo o que texto, o que é fobia? c) O que o título deste texto deixa implícito para o leitor deduzir (ALGUMAS DAS FOBIAS MAIS ESTRANHAS DO MUNDO)? d) Qual das fobias citadas te chamou mais atenção? e) A partir deste texto e de seus conhecimentos de mundo, conclui-se que toda palavra que termine em FOBIA significa? 2. Indique os elementos mórficos das seguintes palavras: a) PAVORES radical:_________ Desinência nominal de número:_______ b) MEDO radical:_______________ vogal temática:_________ c) FACILMENTE radical:_________ sufixo:_________ d) IRRACIONALMENTE radical:__________ prefixo:__________ sufixo:___________ e) TRAUMÁTICOS radical:_________ sufixo:_________ desinência nominal de número:________ f) VIDA radical:_______ vogal temática:__________ 3. Forme outras palavras a partir das palavras primitivas dadas: a) terror b) vida c) vermelho d) racional e) simples 4. Sabe-se que FOBIA é um radical grego e significa medo de algo ou alguém. Descubra o significado aproximado das palavras abaixo a partir de seu radical: a) AEROnáutica:___________________________ b) AUTObiografia:______________________ c) CARDIOvascular:____________________ d) ortoGRAFIA:________________________ e) ZOOlógico: _________________________

Soluções para a tarefa

Respondido por thainararosa
0

Resposta:

1 – Fobia de vegetais: Lachanofobia

Passar pela sessão dos vegetais no supermercado pode tirar algumas pessoas do sério. O medo de vegetais é real e tem nome: lachanofobia! Tudo neles incomoda: a forma, o cheiro, a textura…Geralmente, quem sofre dessa fobia tem medo excessivo de um vegetal em específico.

2 – Fobia de umbigos: Onfalofobia

Só de ver um umbigo, as pessoas com onfalofobia podem ter um verdadeiro surto. Elas sentem pavor de ver, tocar ou até imaginar essa parte do corpo. E se alguém ousa tocar no seu umbigo? Não queira ser essa pessoa…

3 – Fobia de palavras grandes: Hipopotomonstrosesquipedaliofobia  

Ironicamente, esse palavrão “Hipopotomonstrosesquipedaliofobia” designa a fobia de palavras longas ou de uso incomum e técnico, como termos médicos, por exemplo. As pessoas que sofrem com essa fobia também não utilizam palavras estranhas ao vocabulário coloquial. Pesquisadores sugerem que a causa desse distúrbio específico possa morar no medo de pronunciar alguma dessas palavras de forma errada e ser alvo de piadas.  

4 – Fobia de pelos e cabelos: Caetofobia

Para quem sofre de caetofobia, Rapunzel, a princesa de longa cabeleira dos contos de fadas, seria um verdadeiro monstro. É que os caetofóbicos morrem de medo de pessoas muito peludas ou com muito cabelo. Em geral, essas pessoas cortam os cabelos bem curtos ou raspam careca, e jamais deixam que ninguém toquem essas áreas.

5 – Fobia de odores: Bromidrofobia

Manter a higiene pessoal em dia é mais do que um mero capricho, é necessário para a própria saúde. Mas tem gente que passa um pouquinho da conta. O pavor de se sentir sujo e ter odores pelo corpo é chamado de bromidrofobia. Essas pessoas tomam vários banhos por dia e, por se esfregarem tanto, podem até ficar com a pele machucada. O medo de cheirar mal pode tirar essas pessoas de muitos eventos sociais e atividades físicas que exijam transpiração.

Perguntas interessantes