Filosofia, perguntado por LuizaMaria10, 6 meses atrás

LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES. O filósofo Baruch Spinoza é um dos principais representantes do racionalismo moderno. Spinoza tinha uma concepção muito particular e original de Deus. Para ele, Deus é a única substância possível, pois é causa de si mesmo e de todas as coisas. Spinoza integra a corrente monista de pensamento, de acordo com a qual não há distinção entre mente e corpo. O pensador Baruch Spinoza refletiu sobre a questão do conceito de Deus e a relação mente-corpo em sua Filosofia de maneira que foi considerado um panteísta (Tudo é Deus). Para Spinoza, cada corpo é singular e define sua causa interna de existência, rompendo com causas exteriores ou finalidades de qualquer tipo. Para Spinoza Deus é imanente, ou seja, está em todas as coisas. Deus como causa do mundo. Tudo o que se segue de Deus são atributos e modos. Spinoza entende que Deus é a única substância que existe e que tudo provém dele. Spinoza fundamenta a liberdade em agir conforme a própria natureza, de forma a garantir a conservação e ampliação de nossa potência de conhecer, existir e agir. Os filósofos racionalistas representaram uma das vertentes da filosofia moderna. Dentre eles, Baruch Spinoza possui um pensamento peculiar a respeito de Deus. Assinale a alternativa referente à concepção teológica de Spinoza.

a) Deus está morto, e ainda há pessoas que não acreditam e nem compreenderam isso.

b) Deus é um pai maldoso e intolerante, ao mesmo tempo que ama e age com misericórdia.

c) Deus não é uma causa externa à realidade, pois se manifesta através das leis da natureza.

d) Deus é um ser que vive somente nas concepções da alma humana. É transcendente.​

Soluções para a tarefa

Respondido por tarcianobarcelos77
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Resposta:

C

Explicação:

Como o próprio texto explana " Para Spinoza Deus é imanente, ou seja, está em todas as coisas. Deus como causa do mundo" ele "é causa de si mesmo e de todas as coisas". Como o próprio texto sugere, ele é onipresente, é a causa e a finalidade de tudo, a própria existência das coisas já configura como existência de Deus.

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