Filosofia, perguntado por tainararafaella, 10 meses atrás

Ler atentamente o texto abaixo, em seguida, responder à questão que segue:

Na filosofia, o idealismo é o grupo de filosofias metafísicas que afirmam que a realidade, ou realidade como os humanos podem conhecê-la, é fundamentalmente mental, mentalmente construída ou imaterial. Epistemologicamente, o idealismo se manifesta como um ceticismo quanto à possibilidade de conhecer qualquer coisa independente da mente. Em contraste com o materialismo, o idealismo afirma a primazia da consciência como a origem e o pré-requisito dos fenômenos materiais. De acordo com essa visão, a consciência existe antes e é a pré-condição da existência material. A consciência cria e determina o material e não vice-versa. O idealismo acredita que a consciência e a mente são a origem do mundo material e tem como objetivo explicar o mundo existente de acordo com esses princípios.
As teorias do idealismo são divididas principalmente em dois grupos. O idealismo subjetivo toma como ponto de partida o fato dado à consciência humana de ver o mundo existente como uma combinação de sensação. O idealismo objetivo postula a existência de uma consciência objetiva que existe antes e, em certo sentido, independentemente da humana. Em um sentido sociológico, o idealismo enfatiza como as ideias humanas - especialmente crenças e valores - moldam a sociedade. Como doutrina ontológica, o idealismo vai além, afirmando que todas as entidades são compostas de mente ou espírito. O idealismo rejeita, assim, as teorias fisicalistas e dualistas que não atribuem prioridade à mente.

O materialismo, Por sua vez, é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância. Como teoria, o materialismo pertence à classe da ontologia monista. Assim, é diferente de teorias ontológicas baseadas no dualismo ou pluralismo. Em termos de explicações da realidade dos fenômenos, o materialismo está em franca oposição ao idealismo e ao metaficismo, deixando bem claro que o materialismo pode sim se co-relacionar com o idealismo e vice-versa em alguns casos, mas o real oposto da materialidade é mesmo o sentido da metafisicidade.


Acerca do Idealismo e do Materialismo correntes filosóficas do denominado pensamento moderno
Assinale V (Verdadeiro) ou F(Falso):
a) ( ) O Idealismo e o Materialismo são correntes filosóficas muito importantes no processo do conhecimento, que defendem as mesmas ideias sobre a realidade.
b) ( ) Pode-se notar no Idealismo uma tendência a defender uma demasiada importância ao mundo material, e deixar de lado a capacidade da mente humana de conhecer.
c) ( ) Idealismo e Materialismo são correntes filosóficas com ideias opostas, onde a primeira defende a importância da mente e da consciência no processo do conhecimento, enquanto o materialismo foca no mundo material prá fundamentar seus princípios.
d) ( ) Segundo o Idealismo, a consciência cria e determina o material e não vice-versa.
e) ( ) É correto afirmar que o Materialismo sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria.

Soluções para a tarefa

Respondido por SHENLONGUE
2

Resposta:

a) (V) O Idealismo e o Materialismo são correntes filosóficas muito importantes no processo do conhecimento, que defendem as mesmas ideias sobre a realidade. b) ( V) Pode-se notar no Idealismo uma tendência a defender uma demasiada importância ao mundo material, e deixar de lado a capacidade da mente humana c) (V ) Idealismo e Materialismo são correntes filosóficas com ideias opostas, onde a primeira defende a importância da mente e da consciência no processo do conhecimento, enquanto o materialismo foca no mundo material prá fundamentar seus princípios. de conhecer. d) (F)Segundo o Idealismo, a consciência cria e determina o material e não vice-versa. e) ( V) É correto afirmar que o Materialismo sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria.


tainararafaella: obrigada
Perguntas interessantes