Lendo com atenção a fonte 1 escrita em 1815 e a fonte 2 datada em 1825 é possível perceber que a opinião de bolívar sobre o regime democrático se alterou?
Soluções para a tarefa
Não sei ao certo quais os documentos mencionado no exercício, mas estudando sobre a história que se entrelaça ao processo político sul-americano e ao pensamento de Simon Bolivar podemos dizer que não.
Na obra “carta da Jamaica”(1815), Bolivar, em seu exílio,defendia a idéia de unificação dos países de mesma origem (colônias espanholas) e instituições (igreja, a lingua espanhola). Esses povos, que seriam um, com características semelhantes deveria se unir para lutarem juntos e formarem assim seu grande Estado, a Grão – Colombia, que seria o apice da união das colônias (espanholas) contra a metrópole, a união do povo em nome da liberdade, da igualdade, da fraternidade e inúmeros valores revolucionários franceses com os quais o autor teve contato em sua formação na Espanha e nas leituras de Rousseau.
Num segundo momento, Bolívar defenderia uma organização politica que se aproximasse da Inglaterra (alguns artigos colocam – no como “apreciador da Inglaterra e sua organização política”, a monarquia parlamentarista).
Na Constituinte do Estado Boliviano (um Estado que levava seu nome) ele lutou para colocar seu cargo de presidente como vitalício, assim como dos componentes do parlamento. Pelo simples fato de defender uma organização política onde um monarca seria auxiliado por um parlamento, formado por membros “especiais”, já percebemos que seu Ideal de união e unidade já não condizia mais.
Talvez ele estivesse triste pelos conflitos que esses territórios formados guerreassem entre si. Talvez ele passou por experiências que o levaram a não acreditar mais na sua idéia de união. Talvez o momento histórico não compartilhava mais de tal idéia, não se sabe.
Mas a postura quanto a organização política de Bolivar muda, tanto que nos livros de Historia pouco se ouve falar sobre esse segundo momento filosófico de Bolivar. Exceto quando se discute a historia política da America do sul e sua complexidade que reflete inclusive nos dias de hoje.