Português, perguntado por marcos873, 1 ano atrás

lenda de guanina e de sotomaryor em 14 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por NICCOLLE63
5

Guanina era um Taino indiana, irmã Agüeybaná Bravo, chefe da tribo e um grupo de bravos guerreiros, o chefe supremo de toda a ilha de Puerto Rico. Guanina na língua Taíno significa "Resplandecente como o ouro".

Os conquistadores espanhóis haviam tomado a ilha de Borinquen, então, em seguida, chamou a ilha de Puerto Rico.

Naquela época, um Guarionex índio chamado vivido no amor com guanina. Guanina era a irmã do cacique supremo, ou chefe de todas as tribos da ilha.

Toda vez Guarionex viu guanina, seu coração bater de modo que parecia que ele queria-o para fora do meu peito. Toda vez que ele viu que declara seu amor. Ela não era dele porque ele viveu no amor com um conquistador espanhol chamado Don Cristobal de Sotomayor, prefeito e fundador de uma aldeia que tinha batizado com seu próprio nome.

Guarionex, cheia de ódio mortal em direção Sotomayor, gritou: - Don Cristobal, um dos dois deve morrer! Você não merece viver, porque você roubou meu amor de guanina, e eu não quero viver se eu preciso do seu amor.

Os índios não podia mais suportar o tratamento cruel dos espanhóis. Os índios Taino tinha recebido com amizade e tinha celebrado a cerimónia Guatiao (pacto de irmandade selado com a troca de nomes). Então o chefe Agüeybaná também foi chamado Don Cristobal.

Os espanhóis, ignorando o pacto, foram distribuídos para os índios como servos. Particularmente explodiram nas minas de ouro.Então explorado os índios desejava ser livre novamente. Uma noite, entrou em um Areito (reuniões para celebrar as suas férias, lembre-se tradições, e tomar decisões, especialmente quando era necessário para decidir sobre uma guerra). Naquela noite Agüeybaná e os Tainos decidiu que os espanhóis tiveram que morrer para que eles sejam livres novamente.

Guarionex queria a cidade de seu maior inimigo, era Don Cristobal de Sotomayor. Guarionex não podia matar Don Cristobal de Sotomayor Sotomayor porque naquele momento estava chegando à cabana de Agüeybaná onde guanina advertiu que salvar como os índios tinha subido contra ele.

Sotomayor foi com seus soldados para La Villa de Caparra para ver o governador. Agüeybaná emprestou Sotomayor sobre naborías para ajudá-lo com a carga. Mas secretamente ele lhes disse que quando o ataque começou, fugiu com vitualles. Guanina Sotomayor não iria deixar escapar sozinho e foi com ele.

Os índios Taino perseguidos e o ataque começou. Sotomayor lutou ferozmente com sua espada enquanto os golpes dos cassetetes dos índios foram abrindo feridas profundas ele. No momento de maior perigo, guanina Sotomayor e se colocou entre os índios e recebeu em seu corpo a ferida mortal que foi dirigida ao seu amado. Nesse momento de distração Sotomayor, Agüeybaná vantagem para furar com sua flecha. Sotomayor caiu nos braços de sua amada guanina.

Agüeybaná enviado para enterrá-los juntos, mas pés Sotomayor deixou fora do túmulo, para que ele não conseguiu encontrar o caminho para a terra dos mortos.

Pouco depois de os espanhóis resgataram os corpos e os enterraram ao lado do outro, ao pé de um penhasco íngreme, à sombra de uma enorme ceiba.

Desde então, o Jivaro dizer que quando o vento agitava ramos durante a noite de árvore frondosa, um murmúrio, o que não é o farfalhar das folhas foi ouvida, e duas luzes muito brancas, que há luzes de vaga-lumes ou cucubano são, mas os espíritos de guanina e flutuando Sotomayor, dança e mesclar, cantando a alegria de estar sempre juntos.

cucubano = inseto saltando luz azul à noite.

Perguntas interessantes