Lembre-se que a mudança de hora ocorre de 15º em 15º. Não deixe de fazer aquele rascunho, para se orientarem.
A) Marque dois pontos no mapa com as letras A e B, separadamente.
B) Identifique as coordenadas geográficas de ambos os pontos. Pode simplificar, colocando apenas os graus, conforme exemplo abaixo.
C) Escolha um destes pontos como base e marque uma hora como referência. Em seguida, aponte qual seria a hora exata (no mesmo momento) no outro ponto. Ou seja, calcule o fuso horário entre ambas cidades.
D) Partindo do seu ponto de referência e na hora exata que determinou, considere que uma viagem entre os pontos A e B demoraria 10 horas. Saindo do ponto de referência em direção ao outro ponto, quando (a que horas) chegaria na outra cidade?
Exemplo (com explicação):
A) vou deixar essa marcação sem fazer, para não interferir na imagem acima.
B) 35º Norte, 139° Leste (Tokyo); 40° Norte, 73° Oeste (Nova Iorque)
C) Ponto A: NY. Ponto B: Tokyo.
6h no Ponto A, portanto serão 19h no ponto B (lembre-se: se a coordenada estiver dentro do intervalo de 15º ainda é aquela mesma hora. No caso deste meu exemplo, NY está no grau 73, portanto dentro do "intervalo de 60º-75º. Assim, se são 6h no grau 73, também são 6h no 60º, uma vez que muda 1h apenas no grau 75. Assim fica mais fácil para calcular os fusos).
D) Se o voo sai do ponto A às 6h, demorando 10 horas a duração do voo, ele chegaria no ponto B às 16h, porém isso ocorre apenas se estivéssemos no mesmo fuso horário. Agora, é preciso calcular o fuso entre as duas cidades para obter a resposta adequada de quando ele chega, que vem a ser 5h da manhã DO DIA SEGUINTE.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Ndbsbsdjsjshsjsjsjsjsjsjsjd
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás