Lembrar-se de cartilhas ou pré-livros e outros materiais que circulavam em sala de aula, traz à tona um conjunto de informações sobre as didáticas utilizadas. É possível que quem foi alfabetizado há mais tempo guarde lembranças nítidas do período de alfabetização, porque havia uma definição sobre o momento certo do aprendizado, porque os métodos de alfabetização eram mais explícitos, porque a cartilha ou pré-livro eram os primeiros materiais impressos a que tiveram acesso. Analise as afirmativas abaixo:
I. Dentre os métodos sintéticos, o mais antigo, que foi utilizado em massa até o início do século XX, é o método alfabético, cujo princípio é de que é preciso ensinar as relações entre sons e letras, para que se relacione a palavra falada com a escrita. Dessa forma, a unidade mínima de análise é o som.
II. No método fônico começa-se ensinando a forma e o som das vogais. Depois ensinam-se as consoantes, estabelecendo entre consoantes e vogais relações cada vez mais complexas. Cada letra é aprendida como um som que, junto a outro som, pode formar sílabas e palavras. Para o ensino dos sons, há uma sequência que deve ser respeitada, indo-se de relações diretas entre fonemas e grafemas para relações mais complexas. Na organização do ensino, a aprendizagem da relação fonema/grafema é o principal objetivo.
III. Um outro método de marcha sintética, que vai das partes para o todo, é o da silabação. O método silábico trazia uma vantagem: o próprio nome de cada letra do alfabeto (com algumas exceções) remete a pelo menos um dos fonemas que ela representa na escrita. Entretanto, no momento de leitura das palavras, na junção das partes feita mediante a pronúncia do nome da letra, ocorria um percurso tortuoso. Era preciso pronunciar primeiro o nome da letra, mas também tentar abstrair os outros sons existentes em seu nome. Isso era necessário porque, ao se pronunciar o nome da letra, entravam sons que não pertenciam à sílaba ou à palavra.
IV. Em síntese, os métodos que seguem a marcha sintética (das partes para o todo, da análise para a síntese) e que demonstram rigidez no controle das aprendizagens tendem a priorizar apenas a decodificação, ou seja, a análise fonológica, com pouca ênfase no sentido dos textos e no uso social da escrita.
Após a análise das afirmativas, e com base em seus conhecimentos, marque abaixo a opção que contenha as afirmativas corretas:
II e IV.
I, II e III.
III e IV.
I e II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:b
Explicação:
mnbhbhvhv
Respondido por
0
Em relação aos métodos de alfabetização, as alternativas II e IV estão corretas, letra A. Os métodos sintéticos de alfabetização correspondem ao alfabético, fônico e silábico, configurando que a alternativa I está errada porque o método alfabético tem como centro do processo as letras; já a chamada silabação, da alternativa III, necessita do conhecimento dos fonemas.
O método fônico de alfabetização em foco
Entre os pilares da alfabetização que estão interligados ao método fônico é possível destacar:
- consciência do pode de manipulação dos fonemas;
- identificação da relação estabelecida entre as letras e os sons;
- fluência no hábito da leitura;
- desenvolvimento do vocabulário;
- facilidade na compreensão de textos.
Saiba mais sobre a alfabetização em: https://brainly.com.br/tarefa/34928838
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Pedagogia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás