Português, perguntado por paulosantos2005, 10 meses atrás

Leitura e Interpretação de Texto do classicismo Quando Eu, Senhora, em Vós os Olhos Ponho Quando eu, senhora, em vós os olhos ponho, e vejo o que não vi nunca, nem cri que houvesse cá, recolhe-se a alma a si e vou tresvaliando, como em sonho. Isto passado, quando me desponho, e me quero afirmar se foi assi, pasmado e duvidoso do que vi, m'espanto às vezes, outras m'avergonho. Que, tornando ante vós, senhora, tal, Quando m'era mister tant' outr' ajuda, de que me valerei, se alma não val? Esperando por ela que me acuda, e não me acode, e está cuidando em al, afronta o coração, a língua é muda. Sá de Miranda, in 'Antologia Poética' Sobre o texto

1. A divisão em estrofes corresponde a momentos distintos do poema. Aponte a ideia central de cada quarteto (as duas primeiras estrofes, compostas de quatro versos); No primeiro dos tercetos (estrofes finais do soneto, cada uma com três versos o eu lírico busca na "alma" um auxílio, e não o obtém; no segundo revela o resultado de sua busca infrutífera: o silêncio. O pronome ela faz a articulação entre um terceto e outro. A que termo se refere esse pronome?

2. No Início do soneto, vemos a mistura entre a realidade e o devaneio. Qual é o verso em se instaura essa junção entre o real e o sonho? Justifique.

3. A ideia da incapacidade de dialogar com a amada é bastante característica da lírica portuguesa desde tempos do Trovadorismo. No caso específico desse soneto, “a língua é muda” quando o eu lírico se defronta com sua Senhora. Que significado essa expressão sugere nesse contexto?

4."A língua é muda" para a relação entre o eu lírico e sua amada. Mas e na relação entre o texto e o leitor, a língua (simbolizando no caso, a linguagem, o próprio poema) consegue expressar algo? Explique sua resposta.

5.A posição do eu lírico em relação a sua amada é de um distanciamento respeitoso. Considerando que esse é um poema elaborado em pleno Classicismo, pelo poeta que trouxe as convenções classicistas para Portugal, como se pode caracterizar a atitude do eu lírico diante da sua "senhora"

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunooFaria
1

Resposta:1. a) SEU / pronome possessivo

b) ELE / pronome pessoal

c) ESSA / pronome demostrativo

2. a) Bem, pelo menos coloque-o embaixo da sua cadeira.

b) Nem me fale!

Explicação:

Perguntas interessantes