História, perguntado por sahramedeiros615, 11 meses atrás

Leita o texto abaixo:

Olho com desconfiança para a anciã grisalha e mirrada, mas com boa aparência, procurando brechas, fissuras onde pudesse injetar meu veneno. Pelo que eu sabia, Laura tinha mais de noventa anos. Quase um século vivido ali, impune e imune. Salva da própria maldade e completamente alheia às grandes tragédias que assolam o Planeta. Pensei: encastelada neste lugar, ela viu passar a Coluna Prestes, atravessou a Grande Recessão, a Primeira e a Segunda Grandes Guerras Mundiais; o surgimento e a queda do Estado Novo. Estava aqui, livre e solta, quando o Muro da Vergonha aprisionou inocentes; continuava no mesmo lugar no momento em que a muralha foi caninamente destroçada; guerras devastaram a África, dizimando tribos inteiras. Não tomou conhecimento das inúmeras invasões pelo Globo afora; ignorou a troca de mãos sofrida por populações inteiras, como se gente fosse mercadoria. Tornados, avalanchas, terremotos. Desconhece que mudanças climáticas instigam a ira da natureza e ninguém mais sabe onde vamos parar. Nada, nem a catástrofe em andamento parece perturbar a paz de seus dias iguais. Estou certa de que a velha ignora completamente a famigerada ação terrorista; a praga das drogas. De repente, parei meu tiroteio absurdo enquanto pensava: e quanto ao seu universo interior? Sim, porque ela deve ter um.

(BARROS, Adelice da Silveira. Mesa dos inocentes. Goiânia: Kelps, 2010. p. 13-14.)

O texto menciona alguns acontecimentos que marcaram a história mundial contemporânea, dentre eles, no Brasil, o “surgimento e a queda do Estado Novo” registrado na historiografia como a Era Vargas, de 1930 a 1945. No País, implementou-se, nesse período, uma modernização conservadora e houve movimentos políticos de oposição ao governo. Assinale a alternativa que discorre corretamente sobre esse período:

A
Pode-se afirmar que a partir do novo governo de 1930 estabelecido no País decretou-se o fim do Estado oligárquico brasileiro, pois a política centralizadora e autoritária de Vargas eliminou todas as disputas de poder existentes e não permitiu qualquer intermediação política ou alianças.
B
A crise mundial de 1929 repercutiu internamente no País, afetando a vida dos trabalhadores brasileiros que, após o movimento de 1930, passaram a apoiar a ala direita do tenentismo. Essa ala simpatizava-se com o fascismo europeu em ascensão em vários países, e combatia a república oligárquica brasileira.
C
O movimento revolucionário paulista de 1932 aglutinou forças descontentes, em especial o operariado. O movimento era contra as propostas democráticas e liberais de Vargas, defendia a integridade do Estado brasileiro e a industrialização.
D
A Aliança Nacional Libertadora (ANL) repudiava as Forças Armadas e o Partido Comunista (PCB), defendia que a revolução deveria vir do movimento operário, única força com capacidade para garantir a reforma agrária e as liberdades individuais e nacionais. ​
E
N.D.A​

Soluções para a tarefa

Respondido por jmvaraujo2009p8f9v2
3

Resposta:

B) A crise mundial de 1929 repercutiu internamente no País, afetando a vida dos trabalhadores brasileiros que, após o movimento de 1930, passaram a apoiar a ala direita do tenentismo. Essa ala simpatizava-se com o fascismo europeu em ascensão em vários países, e combatia a república oligárquica brasileira.  

Explicação:

Perguntas interessantes