Química, perguntado por alfavei03, 5 meses atrás

Leita atentamente o texto publicado no portal Sabor à Vida Gastronomia Estado de São Paulo, em 29 de junho de 2020:



“Dicas de como evitar pragas em alimentos secos armazenados em casa



Apesar de alguns tipos de alimentos normalmente não necessitarem ir à geladeira, cuidados no armazenamento são essenciais para evitar a presença de insetos ou roedores, que, além de estragar o produto, podem ser vetores de doenças. “As principais pragas que ocorrem em alimentos secos ou desidratados, como os grãos, farinhas, farelos, achocolatados, bolachas, temperos e ervas, massas secas, rações animais e castanhas, dentre outros, são as traças e os carunchos”, contam Marcos Potenza e Francisco Zorzenon, pesquisadores do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo(...).”Ao adquirir um produto infestado, talvez o consumidor não perceba logo de início, pois os ovos são de difícil visualização e as larvas muito pequenas. O ciclo de desenvolvimento, de ovo a adulto, de algumas espécies de traças, por exemplo, pode variar de menos de 30 até 50 dias, dependendo da temperatura em que estão armazenados”, apontam os pesquisadores. Limpeza, organização e atenção na hora da compra são apontadas pelos especialistas como essenciais para impedir que as pragas se multipliquem em nossa despensa.” (SABOR À VIDA. Dicas de como evitar pragas em alimentos secos armazenados em casa. 29/06/2020. Disponível em: . Acesso em: 27/02/2021).



Existe um tipo de tratamento químico à base de sal, açúcar, vinagre e fumaça de madeira, que geralmente é aplicado a bebidas alcoólicas fermentadas, produtos carnes e queijos, com a principal finalidade de retardar o crescimento de pragas e microrganismos. Esse método de conservação de alimentos, que resulta no desenvolvimento de atributos sensoriais que deixam o alimento com características únicas, é denominado:


alfavei03: resposta :
a:Cura

Soluções para a tarefa

Respondido por joabevsilva
2

Resposta:

Processos Químicos:  Cura

Explicação:

Desenvolvimento de atributos sensoriais que deixam o alimento com características únicas, além de retardar o crescimento de microrganismos: sal, açúcar, vinagre e fumaça de madeira.

Exemplos: Bebidas alcoólicas fermentadas, produtos carnes e queijos.

Perguntas interessantes