Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. Embora alguns canídeos (raposas, cães), roedores, edentados (tamanduás, preguiças) e equídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem. Com relação ao ciclo biológico da Leishmania (L.) chagasi, analise as afirmativas abaixo. I.A infecção do vetor ocorre quando as fêmeas, ao sugarem o sangue de mamíferos infectados, ingerem macrófagos parasitados por formas amastigotas da Leishmania. Os macrófagos se rompem e as amastigotas se diferenciam em promastigotas no vetor. II.As formas promastigotas presentes no vetor se diferenciam em formas infectantes, as promastigotas metacíclicas. III.As fêmeas infectadas ao realizarem um novo repasto sanguíneo em um hospedeiro vertebrado liberam as formas promastigotas metacíclicas juntamente com a saliva do inseto. Na epiderme do hospedeiro, estas formas são fagocitadas por células do sistema mononuclear fagocitário (SMF). IV.No interior dos macrófagos, no vacúolo parasitóforo, as promastigotas metacíclicas diferenciam-se em amastigotas e multiplicam-se intensamente até o rompimento dos mesmos, ocorrendo à liberação das amastigotas que serão fagocitadas por novos macrófagos, num processo contínuo, ocorrendo a disseminação hematogênica para outros tecidos ricos em células do SMF, como linfonodos, fígado, baço e medula óssea. Está(ão) correta(s):
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estão corretas todas as alternativas sobre o ciclo biológico do Leishmania chagasi.
Explicação:
A leishmaniose visceral apresenta dois ciclos evolutivos: amastigota o qual é obrigatoriamente intracelular em mamíferos e promastigota, o qual ocorre no tubo digestivo do inseto transmissor.
O ciclo é iniciado quando as fêmeas dos flebotomíneos ingerem sangue com macrófagos e monócitos parasitados por formas amastigotas durante o repasto sanguíneo. No intestino do inseto, as formas amastigotas são liberadas e se transformam em promastigotas. Portanto, a assertiva I está correta.
As formas promastigotas se diferenciam em formas infectantes, promatigotas metacíclicas. Assim, a assertiva II está correta.
As fêmeas ao realizarem um novo repasto sanguíneo em um hospedeiro vertebrado liberam a saliva contendo as formas promatigotas metacíclicas. Nessa fase, o sistema imune é ativado através da fagocitose das formas promatigotas metacíclicas pelo sistema mononuclear fagocitário. Portanto, a assertiva III está correta.
As promastigotas metacíclicas diferenciam em amastigotas no interior dos macrófagos seguido por uma intensa multiplicação. O surgimento de uma grande quantidade de amastigotas provoca o rompimento do macrófago. Essas formas amastigotas são fagocitadas por novos macrófagos a medida que se disseminam para os linfonodos, baço, medula óssea e fígado, ocorrendo a disseminação hematogênica. Assim, a alternativa IV está correta.