Leis, direitos e deveres eram parte importante da sociedade romana. Explique qual é a importância do direito para os romanos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Direito romano é um termo histórico-jurídico que se refere, originalmente, ao conjunto de regras jurídicas observadas na cidade de Roma e, mais tarde, ao corpo de direito aplicado ao território do Império Romano e, após a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., ao território do Império Romano do Oriente. Mesmo após 476, o direito romano continuou a influenciar a produção jurídica dos reinos ocidentais resultantes das invasões bárbaras, embora um seu estudo sistemático no ocidente pós-romano esperaria a chamada redescoberta do Corpo de Direito Civil pelos juristas italianos no século XII.
Respondido por
0
Explicação:
Os romanos se destacaram bastante na área de direito. A palavra "justiça" veio de Roma, e vem do latim "Jus" (direito). Durante muito tempo, os romanos foram guiados por leis orais, baseadas em seus costumes. Durante o período republicano, os plebeus começaram a se sentir prejudicados pelas leis criadas pelos patrícios, e exigiram um código escrito. Então no século V a.c, foram criadas as Leis das Doze Tábuas, que acabou se tornando base dos direitos romanos.
Alguns princípios do Direito Romano:
• O encargo da prova fica com aquele que acusa e não com o acusado;
• Na aplicação de penalidades, contam a idade e a inexperiência da parte culpada;
• Ninguém sofrerá penalidade pelo que pensa;
Perguntas interessantes