Português, perguntado por marcelacardoso18, 10 meses atrás

Leio o trecho a seguir: Na aurora dos anos sessenta, Júlio Cortázar anunciou o fim da leitura e o desaparecimento dos leitores, num mundo de tal forma saturado de escrita que os livros deixam de ser palavras que circulam: são só objetos que entulham o espaço. É verdade que as leituras, ou ainda, as não-leituras de alguns nunca contribuíram tanto para que outros escrevessem: discursos de jornalistas, pedagogos ou políticos prescrevendo como salvar o que ainda pode ser salvo; discursos de historiadores, sociólogos e semiólogos analisando o que se lê, de que forma se lê ou não se lê, para compreender como se chegou a esse ponto. E mesmo quando procuram se distanciar de seu objeto, os trabalhos científicos sobre a leitura fazem parte dos universos que estudam. Quaisquer que sejam seus temas, métodos e conclusões, tais trabalhos constituem a maior prova de que o gesto de ler, indissociável do ingresso na modernidade cultural, perdeu sua transparente evidência. Hoje, as grandes esperanças ligadas a uma divisão igualitária do ler parecem decepcionantes e os debates públicos soam como uma queixa unânime (“não se lê mais!”), denunciando uma moléstia social inaceitável que atinge tanto os grevistas iletrados e as crianças que fracassam na escola como os dirigentes de empresas das nossas sociedades técnicas. Anne-Marie Chartier e Jean Hébrard. Discursos sobre a leitura – 1880-1980. A) No parágrafo introdutório do texto, cite quais recursos dissertativos os autores procuram envolver o leitor na discussão que apresentam. B) Em que sentido o terceiro parágrafo apresenta coesão e coerência em relação aos anteriores? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
11

O exercício é sobre interpretação de texto

Interpretar um texto é entender o que o autor quis dizer nas linhas e entrelinhas que escreveu

.

Algumas dicas sobre interpretação de texto:

  • Leia sempre, o hábito da leitura constrói um bom interpretador de texto
  • Leia as perguntas primeiro, assim você já lê o texto focada no assunto
  • Procure no dicionário as palavras que você não entendeu
  • Leia o texto quantas vezes for preciso
  • Faça um resumo do texto
  • Converse com as pessoas sobre o texto

Vamos ao exercício

A) No parágrafo introdutório do texto, cite quais recursos dissertativos os autores procuram envolver o leitor na discussão que apresentam.

"É verdade que as leituras, ou ainda, as não-leituras de alguns nunca contribuíram tanto para que outros escrevessem: discursos de jornalistas, pedagogos ou políticos prescrevendo como salvar o que ainda pode ser salvo; discursos de historiadores, sociólogos e semiólogos analisando o que se lê, de que forma se lê ou não se lê, para compreender como se chegou a esse ponto. E mesmo quando procuram se distanciar de seu objeto, os trabalhos científicos sobre a leitura fazem parte dos universos que estudam."

B) Em que sentido o terceiro parágrafo apresenta coesão e coerência em relação aos anteriores? Explique.

Ele continua falando do tema principal, falando da dificuldade em se ter leitores.

"Quaisquer que sejam seus temas, métodos e conclusões, tais trabalhos constituem a maior prova de que o gesto de ler, indissociável do ingresso na modernidade cultural, perdeu sua transparente evidência. Hoje, as grandes esperanças ligadas a uma divisão igualitária do ler parecem decepcionantes e os debates públicos soam como uma queixa unânime (“não se lê mais!”), denunciando uma moléstia social inaceitável que atinge tanto os grevistas iletrados e as crianças que fracassam na escola como os dirigentes de empresas das nossas sociedades técnicas"

Saiba mais sobre interpretação de texto:

https://brainly.com.br/tarefa/25670525

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas interessantes