Leiam o texto: Bolsa Família O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal para auxiliar as famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o benefício atende mais de 13 milhões de famílias em todo o Brasil. Essa ajuda de custo contribui bastante para pessoas que não tem emprego fixo ou não o conseguem, mas precisam sustentar filhos, netos, etc. Em 2002 milhares de pessoas já eram beneficiadas por programas sociais como o Cartão Alimentação, Auxílio Gás e Bolsa Escola. O Bolsa Família foi criado para unificar esses diversos programas e organizar melhor os processos de serviços sociais para a população carente. A quantia a ser recebida por cada família é feita de acordo com a renda da mesma. O Bolsa Família foi criado para ser a solução para pessoas que vivem situações precárias, cuja renda não permite o alcance das necessidades básicas, direito de todo brasileiro e previstas na Constituição Federal, tais como: saúde, educação e transporte, por exemplo. O programa é de caráter nacional: União, estados, Distrito Federal e municípios atuam juntos visando a garantia do benefício das famílias. Fonte: http://bolsa-familia.info/ acessado em 25/04/2019 às 15:15 A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I.O Estado deve garantir o bem estar econômico e social da população. Dessa forma, é salutar observar que a função alocativa descrita no texto é sem dúvida a que confere obrigação aos governos de garantir as condições mínimas de sobrevivência e estabilidade PORQUE II. Sem condições mínimas de sobrevivência há instabilidades sociais e econômicas nas regiões mais pobres do país. O programa descrito no texto tem como proposta ser uma tentativa de ao menos minimizar as condições de miséria o qual estão expostas parte significante da população brasileira.
Soluções para a tarefa
Resposta Correta: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação: A função alocativa está associada ao estado a prover infraestrutura e condições de saneamento básico. No caso em questão estamos nos referindo a função distributiva.
A transferência de renda é uma ação estatal que faz parte da função distributiva do Estado.
Opção X: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A função alocativa do Estado
A função alocativa tem o objetivo de gerar disponibilidade de dinheiro para a correção das falhas existentes no mercado. Na prática, estas falhas de mercado podem ser representadas pelas dificuldades financeiras das empresas para assumir certos compromissos.
I.O Estado deve garantir o bem estar econômico e social da população. Dessa forma, é salutar observar que a função alocativa descrita no texto é sem dúvida a que confere obrigação aos governos de garantir as condições mínimas de sobrevivência e estabilidade.
- FALSO. Na verdade, o texto fala da função distributiva do Estado. Entenda que, na realidade, tal função costuma ser realizada para distribuição de renda na economia nacional.
II. Sem condições mínimas de sobrevivência há instabilidades sociais e econômicas nas regiões mais pobres do país. O programa descrito no texto tem como proposta ser uma tentativa de ao menos minimizar as condições de miséria o qual estão expostas parte significante da população brasileira.
- VERDADEIRO. O programa Bolsa Família é um exemplo de instrumento público que é usado com o objetivo de minimizar as condições de miséria nas áreas mais pobres do nosso país.
Aprenda mais sobre o tema funções do Estado em:
https://brainly.com.br/tarefa/51567358
Seja a mudança que você quer ver no mundo. S2
#SPJ2