* Leiam o texto a seguir:
TEXTO COMPLEMENTAR - O PODER DA FALA
Os estudos históricos sinalizam a importância de conhecer a voz dos diferentes sujeitos históricos, nos contextos de conflitos e embates referentes a determinadas narrativas dos acontecimentos. E, nessa perspectiva, há muitos esforços de ouvir o que dizem as populações indígenas a respeito de sua história. Então, o texto abaixo, é importante por possibilitar que Ailton Krenak, uma importante liderança indígena, seja ouvido nas suas reivindicações e lutas, em um contexto em que havia pouco reconhecimento dos problemas específicos dos povos nativos no Brasil.
Aílton Krenak – Fala aos Brasileiros – São Paulo – 1992.
“Eu quero me apresentar para vocês que estão aí me ouvindo: o meu nome é Aílton, e eu me chamo Aílton Krenak, porque nós temos o costume de trazer junto com o nosso primeiro nome o nome da nossa tribo. Muito antes do filho do português vir para cá, muito antes do filho do italiano vir para cá, lá existia um povo que sempre viveu aqui. Essa gente é que é chamada índios. Mas nós não somos índios. Antes de ter encontrado os brancos, eu nunca tinha ouvido falar da palavra índio.
Os brancos é que nos chamam assim. Na minha língua, nós nos chamamos borun, que quer dizer “ente humano”, “ser humano”. Mas desde a hora que os portugueses chegaram aqui eles começaram a chamar a minha tribo, o meu povo, com esse apelido de índio. E não conseguiram até hoje entender que nós somos tribos diferentes, somos povos diferentes, cada um com uma identidade própria, habitando diferentes lugares do Brasil. E existe também uma diferença dessas tribos com os outros brasileiros.
Mas nós podemos construir um entendimento sobre este lugar do mundo em que nós vivemos que seja favorável à compreensão de que nós somos povos diferentes. Porque aqui tem um pessoal que veio da África, que são os negros; aqui tem os filhos dos japoneses e de outros que vieram para cá, que são os imigrantes; mas existem também as tribos, as populações indígenas que sempre viveram aqui, que têm uma maneira de pensar, que têm um sonho para si mesmas, que gostariam de continuar vivendo e desenvolvendo a sua cultura, da mesma maneira que os outros povos têm”. (KRENAK, 1992, p.133).
ATIVIDADE – PRODUÇÃO DE TEXTO: ESCREVA O SEU ENTENDIMENTO E UMA CONCLUSÃO SOBRE A FALA DE AÍLTON KRENAK – POR QUE ELE NÃO QUER SER CHAMADO DE ÍNDIO? QUAIS AS IDEIAS QUE ELE DEFENDE PARA OS POVOS INDÍGENAS? O QUE ACONTECEU COM OS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL APÓS A CHEGADA DOS PORTUGUESES? E SUA CONCLUSÃO PESSOAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FALA DELE? SE QUISER, FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO SOBRE O TEMA.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1- quando as pessoas falam índio elas falam ao todo mais cada tribo tem uma historia, uma identidade própria e um nome
2- respeito pelos povos deles
Explicação: ta no texto
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
Ed. Física,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Sociologia,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás