Leia uma tirinha da cartunista paranaense Cibele Santos. Sabe a Minha Vida? Cibeles ENTÃO, DONA ANA! SABE A MINHA VIDA? CLARO, MINHA FILHA! SEI TUDO DA SUA VIDA! POIS PODE ESQUECER TUDO E CUIDAR SÓ DA SUA A PARTIR DE HOJE! G a) A tirinha mostra um conflito entre as personagens. Qual seria a causa? b) A personagem mais velha chama a mais nova de "minha filha". Devemos concluir que ela é mãe da moça? Por quê? c) No primeiro e no segundo quadrinho, o substantivo vida é acom- panhado por dois pronomes. Quais são? Como se classificam? d) Esses pronomes referem-se a duas personagens diferentes? Explique. e) O pronome sua repete-se em duas falas. Eles se referem à mesma personagem? Explique. T P
Soluções para a tarefa
A) Este texto em um formato de tirinha visa elucidar os leitores sobre um certo conflito entre os personagens, pois aparentemente uma das personagens está sabendo muito da vida da outra.
B) Não. Pois a mulher mais jovem na tirinha a chamou por "dona Ana". Ou seja, se caso ela fosse mãe, o pronome de tratamento seria outro.
C) Estes são considerados pronomes possessivos, sendo "minha" e "sua".
D) Sim. O primeiro pronome se refere a vida da mulher mais jovem e o segundo da vida da mulher mais velha.
E) Sim. O pronome "sua" foi utilizado para se referir à vida da mulher mais jovem.
Interpretação da tirinha
Em uma conversa entre duas mulheres, a mais jovem decide fazer um tipo de crítica para a mulher mais velha, fazendo uma relação entre as suas vidas e o ato de "cuidar", que no caso de dona Ana seria saber tudo sobre a vida alheia.
Veja mais sobre "cuidar da vida alheia" em https://brainly.com.br/tarefa/39694274
#SPJ2