Leia uma das rubricas do texto teatral O Cavalinho azul:
O velho senta-se no tamborete, fora da cena, perto da cortina, na semiobscuridade, enquanto a luz cresce dentro do palco, onde se vê um menino pobre puxando uma enorme corda que prende ao pescoço de um feio pangaré, sujo, magro, com cara infeliz.
Todos os adjetivos empregados na rubrica transcrita estão na alternativa:
A)Velho, pobre, pangaré, sujo, magro, infeliz
B)Pobre, enorme, feio, sujo, magro, infeliz
C)Velho, fora, perto, sujo, magro, enorme
D)Pobre, dentro, feio, cara, magro, infeliz
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
A alternativa b é correta, pois todas as palavras citadas ligam-se a substantivos caracterizando-os, como segue: pobre liga-se a menino; enorme, a corda; feio, sujo, magro, a pangaré; infeliz a cara. Os substantivos dão nome aos seres e se destacam por aceitarem determinantes (artigos, adjetivos e locuções adjetivas, pronomes adjetivos) e numerais. Os adjetivos, por sua vez, determinam os atributos (qualidades positivas ou negativas) ou as propriedades (características próprias, diferenciadoras) dos seres nomeados pelos substantivos. Adjetivos podem passar a substantivos e vice-versa; no texto em questão, “velho” é substantivo, podendo, no entanto, ser empregado como adjetivo, desde que caracterize um substantivo, como neste exemplo: O pangaré velho morreu.
Resposta: Alternativa correta (B) pobre, enorme, feio, sujo, magro, infeliz
Explicação: A alternativa b é correta, pois todas as palavras citadas ligam-se a substantivos caracterizando-os, como segue: pobre liga-se a menino; enorme, a corda; feio, sujo, magro, a pangaré; infeliz a cara. Os substantivos dão nome aos seres e se destacam por aceitarem determinantes (artigos, adjetivos e locuções adjetivas, pronomes adjetivos) e numerais. Os adjetivos, por sua vez, determinam os atributos (qualidades positivas ou negativas) ou as propriedades (características próprias, diferenciadoras) dos seres nomeados pelos substantivos. Adjetivos podem passar a substantivos e vice-versa; no texto em questão, “velho” é substantivo, podendo, no entanto, ser empregado como adjetivo, desde que caracterize um substantivo, como neste exemplo: O pangaré velho morreu.
espero ter ajudado, bons estudos!!!