Leia uma das definições do período barroco, expressa por Luís Augusto Fischer:
Pode-se dizer que toda arte barroca trabalha sobre uma dicotomia, quase uma dilaceração. De um lado, as determinações católicas contra-reformistas – a obrigação de tratar dos temas bíblicos e da vida de santos; a perspectiva teocêntrica, que considera Deus como o centro do mundo, o eixo da vida. De outro, as solicitações do mundo humano – os temas da vida real, como as conquistas, as maravilhas inventadas pelos homens, tudo configurando uma forte ideia de liberdade na produção da arte, segundo a perspectiva antropocêntrica, que considera o homem como medida de todas as coisas. Daí aparecem, na arte barroca, tensões entre o divino e o humano, o tema religioso e o tema mundano, o sublime e o profano, o alto e o baixo, etc.
FISCHER, Luís Augusto. Literatura Brasileira:
modos de usar. Porto Alegre: L&PM, 2007, p. 121
O texto acima, do crítico literário e professor Luís Augusto Fischer, procura definir o contexto que deu origem ao espírito da arte barroca. Assinale, das alternativas abaixo, a figura de linguagem que melhor contempla o conflito vivido durante este período:
Personificação
Metáfora
Metonímia
Antítese
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta: Antítese
Explicação:
vi o gabarito
Respondido por
2
Resposta:
antítese
Explicação:
olhei o gabarito
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