Leia um trecho do texto “Sejam gentis”, de Luis Fernando Verissimo.
As mulheres têm todas as razões para se queixarem da prepotência masculina, da discriminação no mercado de trabalho, da violência sexual – enfim, de tudo que ainda precisam aturar num mundo dominado por esse primata insensível, o homem. Mas as mulheres também podem comemorar uma história de progresso social e político estonteante, como o mundo nunca viu igual. Se elas fossem uma nação, seu feito equivaleria a passar de uma Namíbia a uma Espanha num século, e só não seriam um Canadá porque ainda têm muito que conquistar. Se fossem uma espécie, em vez de metade de uma espécie, sua evolução equivaleria a passar da idade da pedra à idade do Pentium em 100 anos, um pulo sem precedentes na História.
*
No começo do século, mulher não votava em nenhum lugar do mundo. Fora o trabalho manual em certas indústrias, em muitos casos, semiescravo, não exerciam nenhuma profissão além das tradicionalmente femininas. Ainda na metade do século passado, no Brasil e em boa parte do mundo, eram raríssimas as médicas. Hoje, em qualquer formatura de Medicina, há duas mulheres para cada homem. Na arquitetura, a mesma coisa. No Direito, acho que empata.
VERISSIMO, Luis Fernando. O Estado de S. Paulo, 26 nov. 2017. Caderno 2, C2.
Agora, faça o seguinte:
• grife os verbos ou locuções verbais dos períodos a seguir;
• separe as orações desses períodos usando barras;
• indique nos parênteses o número de orações de cada período.
a) Mas as mulheres também podem comemorar uma história de progresso social e político estonteante, como o mundo nunca viu igual. ( )
b) Se elas fossem uma nação, seu feito equivaleria a passar de uma Namíbia a uma Espanha num século, e só não seriam um Canadá porque ainda têm muito que conquistar. ( )
c) No começo do século, mulher não votava em nenhum lugar do mundo. ( )
d) Fora o trabalho manual em certas indústrias, em muitos casos, semiescravo, não exerciam nenhuma profissão além das tradicionalmente femininas. ( )
e) Ainda na metade do século passado, no Brasil e em boa parte do mundo, eram raríssimas as médicas. ( )
f) No Direito, acho que empata. ( )
ME AJUDEM PFF
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
- Os verbos e locuções verbais serão grifados;
- serão usadas barras para separar as orações;
- dentro dos parênteses, será indicado o número de orações em cada período
a) Mas as mulheres também podem comemorar uma história de progresso social e político estonteante, / como o mundo nunca viu igual. (2 orações)
b) Se elas fossem uma nação, / seu feito equivaleria a passar de uma Namíbia a uma Espanha num século, / e só não seriam um Canadá / porque ainda têm muito / que conquistar. (5 orações)
c) No começo do século, mulher não votava em nenhum lugar do mundo. (1 oração)
d) Fora o trabalho manual em certas indústrias, em muitos casos, semiescravo, não exerciam nenhuma profissão além das tradicionalmente femininas. (1 oração)
e) Ainda na metade do século passado, no Brasil e em boa parte do mundo, eram raríssimas as médicas. (1 oração)
f) No Direito, acho / que empata. (2 orações)
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Ed. Moral,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás