Leia um trecho do poema Amor é fogo que arde sem se ver, de Luiz Vaz de Camões, e observe a maneira como o poeta define a palavra/sentimento 'amor': Amor é fogo que arde sem se ver Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É um cuidar que se ganha em se perder. É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor? (Luís Vaz de Camões, séc. XVI) A partir da interpretação e das definições das características de denotação e conotação é correto afirmar que: A)Trata-se de um texto denotativo porque a palavra amor ganha características próprias de um sentimento forte. B)Trata-se de um texto denotativo porque os significados estão em sentido real. Trata-se de um texto conotativo porque são atribuídas características figuradas ao sentimento "amor" C)Trata-se de um texto conotativo porque as palavras formam uma poesia.
Soluções para a tarefa
Resposta: Trata-se de um texto conotativo porque são atribuídas características figuradas ao sentimento "amor".
Explicação:
Porque o significado de "conotativo" é: Usado no sentido figurado, não literal.
E é exatamente isso que o autor faz, ele compara o amor com o fogo e uma ferida, por exemplo. E sabemos que amor, literalmente falando, não tem nada a ver com esses dois termos.
Sobre o poema "Amor é fogo que arde sem se ver", é correto afirmar que:
Trata-se de um texto conotativo porque são atribuídas características figuradas ao sentimento "amor"
Sentido conotativo
Há predomínio do sentido conotativo, figurado, simbólico, pois há um deslocamento do sentido original da palavra. Nesse caso, o sentido da palavra vai depender do contexto e ela apresenta um sentido fora do convencional.
O poeta se utiliza de metáforas e paradoxos para definir o amor e descrever suas contradições.
As metáforas são as comparações implícitas, que procuram definir o amor, como "Amor é fogo que arde sem se ver" (compara-se o amor ao fogo, pois ambos queimam, causam sofrimento).
Também há paradoxos, ou seja, contradições, situações absurdas e ilógicas (como pode algo ferir, causar dor, mas não ser percebido?).
Mais sobre sentido conotativo em:
https://brainly.com.br/tarefa/2807955