Português, perguntado por Orfeus, 7 meses atrás

Leia um trecho do conto Uma estrangeira em nossa rua, de Milton Hatoum.

No caminho do aeroporto para casa, eu observava os lugares da cidade agora irreconhecível. Quase toda a floresta em torno da área urbana havia degenerado em aglomerações de barracos ou edifícios horrorosos. Em casa, tia Mira me recebeu com entusiasmo e contou uma ou outra novidade que, para mim, já não faziam sentido. Deixei a mala no quarto e quase sem querer perguntei pelos Doherty.
Nunca mais voltaram, disse tia Mira. O pai ainda passou uns meses aqui, vendeu o bangalô e foi embora. O comprador derrubou o muro, a casa, a acácia. Tudo.
Para onde foram? E quem pode saber? Aquela família vivia em outro mundo. Eu tinha acabado de chegar à cidade, e notara com tristeza a ausência da casa azul na nossa rua. Era um bangalô bonito, cercado por um muro de pedras vermelhas que uma trepadeira cobria; no pátio dos fundos uma acácia solitária floria nos meses de chuva e sombreava o quarto das duas irmãs.
Agora um monte de escombros enchia o terreno na rua em declive. Na varanda de casa, ao olhar as ruínas do bangalô, me lembrei de Lyris, mais alta e também menos arredia que a irmã. O cabelo quase ruivo, o rosto anguloso e os olhos verdes e um pouco puxados embaralhavam traços do pai e da mãe. Só me dei conta dessa beleza estranha e misturada no fim da infância, quando senti alguma coisa terrível e ansiosa parecida com a paixão.[...]

HATOUM, Milton. A cidade ilhada: contos /Milton Hatoum. Companhia da Letras, 2009.
1. Sabemos que todo texto apresenta partes principais e secundárias. A descrição no início do conto é importante para a narrativa por *

a) fazer parte da memória do narrador que quase não se lembra do bairro e da cidade onde viveu a infância.
b) ser parte das lembranças do narrador que inclui um amor vivido durante o tempo em que morou naquela cidade.
c) que o leitor gosta de partes descritivas antes de começar a ação propriamente dita da narrativa.
d) que o leitor precisará dessa informação quando o narrador se muda de cidade e não se lembra de mais nada.


Mariasleduarda39: 1-b 2-a

Soluções para a tarefa

Respondido por KaikeZanette56
34

Resposta:

1) b

2) a

Explicação:

fiz no classroom


kehandrade: ta certaa ,muito obgd
daielisiva345: 1-B
2-A
obg
arigatoooo: ARIGATOOOOO :)
Respondido por yuri14rodrigues
4

A partir da interpretação da narrativa do conto, podemos notar que o narrador aparenta se lembrar da sua infância e de um amor vivido quando morava na sua antiga casa (alternativa B).

Durante a história " Uma estrangeira em nossa rua", é possível identificar que o narrador, conforme vai passando por pontos da sua antiga cidade, entre o aeroporto e a sua casa, ele nota alguns detalhes.

Estes detalhes são cruciais para ativar a memória do narrador, que se lembra de como eram bonitas as casas da sua rua.

Entretanto, no presente do narrador, vários elementos já não são mais os mesmos, como uma linda casa azul com pedras vermelhas, cuja os moradores não se encontram mais ali.

O narrador se lembra desses fatos, pois seu antigo amor morava naquela casa da rua.

mais sobre contos em: https://brainly.com.br/tarefa/18122740

Anexos:
Perguntas interessantes