Leia um trecho do artigo científico “A saúde na era do jogo digital”:
[...]
Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais, há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas.
Talvez a preocupação mais recorrente seja com a relação entre jogos e violência. Mas é importante ressaltar que até hoje nenhuma pesquisa conseguiu demonstrar conclusivamente que o uso de jogos cause comportamentos violentos. Embora tenha se percebido que pessoas com temperamento violento tendem a preferir filmes, livros e jogos violentos, essa relação não significa que é o jogo a fonte da violência.
1. De acordo com o texto, as acusações contra os perigos decorrentes do uso de jogos digitais comerciais são comprovadas? Justifique com um trecho do artigo lido.
2. O texto confirma a ideia de que os jogos digitais geram violência? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. As acusações contra os jogos digitais comerciais não são comprovadas, como demonstra o trecho: “Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas.”
2. O texto não confirma a ideia de que os jogos digitais geram violência, porque nenhuma pesquisa conseguiu demonstrar que eles causam comportamentos violentos.
GABARITO COMENTADO:
1. Embora a influência dos jogos digitais comerciais nos usuários seja objeto de questionamento e de pesquisa, até hoje a ciência não comprovou que eles oferecem perigo à saúde.
2. O fato de se afirmar no texto que pessoas com temperamento violento têm preferência por filmes, livros e jogos violentos não significa que o consumo desses produtos culturais seja responsável por atos de violência.
Explicação:
Peguei a resposta do Gabarito!! Mude um pouco :)
GABARITO
1. As acusações contra os jogos digitais comerciais não são comprovadas, como demonstra o trecho: “Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas.”
2. O texto não confirma a ideia de que os jogos digitais geram violência, porque nenhuma pesquisa conseguiu demonstrar que eles causam comportamentos violentos.
GABARITO COMENTADO:
1. Embora a influência dos jogos digitais comerciais nos usuários seja objeto de questionamento e de pesquisa, até hoje a ciência não comprovou que eles oferecem perigo à saúde.
2. O fato de se afirmar no texto que pessoas com temperamento violento têm preferência por filmes, livros e jogos violentos não significa que o consumo desses produtos culturais seja responsável por atos de violência.
Mude algumas palavras para a professora(o) não desconfiar