Leia um trecho de uma notícia e, em seguida, responda às questões. Carnaval paulistano de rua deve crescer 60% Balanço inicial aponta para 737 desfiles no período entre 23 de fevereiro e 10 de março Com novos recordes ano a ano, o crescimento do carnaval de rua de São Paulo continuará na pró- xima edição. Um balanço da Secretaria Municipal das Subprefeituras aponta que o número de desfiles pode saltar de 459, neste ano, para 737, em 2019 - um aumento de 60,5%. Ao todo, 645 blocos se inscreveram para participar da folia, acréscimo de 27% em relação ao ano anterior (491). O número é mais do que o triplo de agremiações que desfilaram em 2014, primeiro ano da regulação na capital. O número de desfiles deve variar, contudo, até a divulgação da programação final, que se estenderá de 23 de fevereiro até 10 de março. [...] Das 32 subprefeituras, 29 participarão da programação. A maioria dos blocos se concentra na Se (198), em Pinheiros (143), na Vila Mariana (53) e na Lapa (32). [...] Ainda não há previsão para a divulga- ção das rotas e dos horários dos desfiles. MENGUE, Priscila. Carnaval paulistano de rua deve crescer 60%. O Estado de S. Paulo, p. A22, 6 dez. 2018. (grifo nosso). a) O título da notícia apresenta uma certeza sobre o crescimento do carnaval de rua em São Paulo? Justifique sua resposta. b) Explique o que é carnaval de rua. c) De acordo com a regra gramatical, justifique a acentuação das palavras "período" e "acréscimo". d) Por que a palavra "Ainda" não recebe acento gráfico? e) Que sentido teria a forma verbal "continuará" sem o acento gráfico? f) Crie uma frase com o substantivo "número" e outra com a forma verbal numero.
Soluções para a tarefa
a) Não, o título expressa uma incerteza, conforme sugere a forma verbal "deve". O crescimento do carnaval paulistano é uma possibilidade, não um fato certo.
b) Resposta pessoal.
Sugestão: Carnaval de rua é aquele formado por blocos carnavalescos que saem pelas ruas da cidade e são acompanhados pelas pessoas.
c) As palavras "período" e "acréscimo" são acentuadas por serem proparoxítonas (a sílaba tônica é a antepenúltima).
d) A palavra "ainda" não é acentuada porque a vogal "i" está seguida da letra "n" na sílaba tônica.
e) Sem o acento gráfico, "continuara" estaria no pretérito mais-que-perfeito, indicado ação passada anterior à outra também do passado.
f) Exemplos de frases:
- "número" (substantivo): "O número de foliões cresceu esse ano."
- "numero" (verbo): "Eu numero as mesas com cartões."
Acentuação de palavras
Todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas.
A palavra "continuará" é acentuada por ser oxítona (a sílaba tônica é a última) terminada em "a".
Mais sobre regras de acentuação em:
https://brainly.com.br/tarefa/21167734
#SPJ1