Leia um trecho de My Kampf (Minha Luta), escrito por Hitler na década de 1920 e responda às questões
"Nosso povo alemão, hoje esfacelado, jazendo entregue, sem defesa, aos pontapés do resto do mundo, tem, precisamente, necessidade da força, que a confiança em si proporciona. Todo o sistema de educação e de cultura deve visar a dor às crianças de nosso povo a convicção de que são absolutamente superiores aos outros povos [...]
O direito ao solo e à terra pode tornar-se em dever quando um grande povo parece destinado à ruína por falta de extensão territorial"
a) Segundo o texto, qual a situação da alemanha na década de 1920?
b) Segundo Hitler, o que era preciso fazer para reverter a situacção alemã?
c) Em forma de um pequeno texto, elabore um argumento para rebater a visão racista expressa nas palavras do dirigente alemão.
Soluções para a tarefa
A) De acordo com o texto, a Alemanha estava esfacelada e sofria, sem poder de reação, submissa aos desígnios de estrangeiros.
B) Segundo Hitler, era necessário lutar para convencer o povo alemão de que eles eram superiores à outras etnias.
C) É necessário ter em mente que a suposta superioridade citada por Hitler trata-se de uma falácia inadmissível, e que o promover o extermínio de outras etnias e ideologias não é uma demonstração de superioridade.
Contextualizando a ideologia de Hitler
Em meados da década de 1920, quando o livro ideológico e autobiográfico de Adolf Hitler foi escrito, o país passava por períodos de grande instabilidade econômica e política.
Para compreender esta situação, é necessário relembrar que a derrota dos alemães ao fim da Primeira Guerra Mundial determinou o fim do Império Alemão, além de grandes perdas territoriais e a determinação de severas sanções e punições econômicas.
A Alemanha, que antes era uma potência monárquica, encontrava-se em um processo malfadado de tentar consolidar um sistema republicano, durante os anos da chamada República de Weimar.
Este foi um período marcado por uma grande intervenção de estrangeiros nos rumos da Alemanha, principalmente no que diz respeito aos rumos financeiros. Hitler enxergava essa submissão como uma humilhação, que o povo alemão não podia aceitar de maneira alguma.
Adolf Hitler então utilizou destes argumentos para, quando conseguiu chegar ao poder, marginalizar populações estrangeiras, ou de etnia não-germânica, como foi o caso dos judeus, por exemplo.
No trecho em questão também estão presentes argumentos que vão servir como justificativa nazista para perseguir o chamado "espaço vital alemão", o que levaria à anexação do território da Checoslováquia e à invasão do território polonês no ano de 1939, evento que seria o estopim para a Segunda Guerra Mundial.
Saiba mais sobre a Alemanha em https://brainly.com.br/tarefa/36626500
#SPJ1