Leia um trecho da primeira Constituição brasileira de 1891. [...] Art. 70 – São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei. 1.º – Não podem alistar-se eleitores para as eleições federais ou para as dos Estados: 1.º ) os mendigos; 2.º ) os analfabetos; 3.º ) as praças de pré, excetuados os alunos das escolas militares de ensino superior; 4.º ) os religiosos de ordens monásticas, companhias, congregações ou comunidades de qualquer denominação, sujeitas a voto de obediência, regra ou estatuto que importe a renúncia da liberdade individual. [...] CONSTITUIÇÃO de 1891 – Publicação original. Disponível em: . Acesso em: 17 de fev. 2020. Com base nos princípios democráticos da primeira Constituição, podemos dizer que (A) pouco foi alterado da monarquia para a república, visto que não havia participação popular. (B) os religiosos ainda possuíam muita influência política como resquício do antigo regime. (C) ainda havia muitas pessoas de fora do processo democrático, como pobres e mulheres. (D) era plenamente democrático e todos os brasileiros puderam escolher os seus governantes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
e pq e a C
O processo eleitoral da Constituição de 1891 excluía muitas pessoas do processo democrático, como pessoas pobres e mulheres (alternativa C).
As eleições na Primeira República
Durante o período de vigência da Constituição de 1891, os analfabetos, pobres e mulheres eram impedidos de votar. Isso fazia com que existisse um grande problema na democracia brasileira, pois além dessa exclusão, o voto era público, o que o tornava facilmente suscetível a manipulação.
Os coronéis se aproveitavam disso e controlavam os colégios eleitorais, para eleger somente quem fossem seus preferidos. Isso resultou no processo de revezamento da presidência entre São Paulo e Minas Gerais, conhecido como política do café com leite.
Leia mais sobre a Primeira República em:
https://brainly.com.br/tarefa/20622266