Português, perguntado por raissagequelinmazon, 8 meses atrás

Leia um trecho da ENTREVISTA a seguir e responda às questões de 10 a 12.
Conhecido por seus livros de divulgação científica, o físico Marcelo Gleiser, professor do Darthmouth College, nos Estados Unidos, recebeu com ceticismo o anúncio feito por cientistas do CERN de que neutrinos haviam superado a velocidade da luz, o que vai contra um dos pilares da física moderna. “Aposto dez dólares que em duas semanas eles vão descobrir o erro”, afirmou.
Em entrevista ao site de VEJA, ele adiantou os possíveis problemas com o experimento (veja lista). Mas não descartou a possibilidade de a experiência estar de fato correta: “Grandes revolução já aconteceram com pequenas variações.”

NÃO ESTÁ CLARO O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM NEUTRINO?
Você precisa saber quando começa a corrida. Esse início ainda não é preciso. O processo de geração de neutrinos depende de probabilidades e o e o momento em que surgem não é conhecido.
MAS E SE OS CIENTISTAS DO CERN ESTIVEREM CERTOS?
Significa que a velocidade da luz não é o limite máximo da velocidade da natureza e uma das consequências interessantes é quanto à causalidade. Um efeito precisa, necessariamente, ter uma causa anterior. Existe uma ordem natural das coisas: primeiro a causa, depois o efeito. Essa ordem depende da velocidade da luz. Como uma causa não pode ir mais rápida que a velocidade da luz, em princípio você pode viajar para o passado se essa regra fosse violada. É interessante notar que, se o neutrino fizer isso, eles são como criaturas que vêm do futuro.
COMO ASSIM?
A velocidade da luz tem a ver com a velocidade máxima que a informação pode atingir. Todas as informações viajam, no máximo, na velocidade da luz. Se tem algo mais rápido que isso, a informação chega antes dos processos que utilizamos para obter informação. Por exemplo: você me vê entrando numa sala. A luz bate em mim, você me detecta. Se eu tivesse emanando neutrinos e você pudesse percebê-los, você me veria antes de entrar na sala.
SE FOR CONFIRMADO, O QUE MUDA?
No máximo vai ser aberto um subcapítulo para acomodar esse tipo de efeito. Continuo, no entanto, achando pouco provável. A diferença relativa entre as velocidades do neutrino e da luz é 10-5. Um décimo de milionésimo. Essa equipe de cientistas é muito cuidadosa, mas eles mesmos acham que tem alguma coisa que passou despercebida. Eles testaram todos os possíveis erros sistemáticos, porém talvez algo tenha escapado. É interessante isso estar acontecendo. É importante porque tem um efeito misterioso. Ciência adora mistério. Quanto mais crise melhor. É bom que surjam enigmas desse tipo. Grandes revoluções já aconteceram com pequenas variações.
11- Marcelo Gleiser ao explanar sua opinião sobre o assunto tratado na entrevista: *
1 ponto
a) Concorda com a nova descoberta dos cientistas sobre os neutrinos.
b) Acredita que a descoberta dessa equipe de cientistas é uma grande descoberta para a ciência.
c) Para ele a equipe de cientistas é muito cuidadosa, mas eles mesmos acham que tem alguma coisa que passou despercebida.
d) A descoberta é fenomenal, pois grandes revoluções já aconteceram com pequenas variações.
12- Ao ser perguntado se os cientistas do CERN estiverem certos sobre os neutrinos, Gleiser afirma que: *
2 pontos
a) Essa teoria substituirá o que já se sabe sobre a velocidade da luz.
b) A teoria será apenas mais um estudo com grandes mudanças e dúvidas.
c) É mais um mistério para a ciência investir em investigação.
d) Nenhuma das alternativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por wanessavitoria917
0

Resposta:

...........................................

Perguntas interessantes