Português, perguntado por felipecp332, 8 meses atrás

Leia um fragmento do conto "Restos de Carnaval" de Clarice Lispector:

RESTOS DE CARNAVAL

Mas houve um carnaval diferente dos outros. Tão milagroso que eu não conseguia acreditar que tanto me fosse dado, eu, que já aprendera a pedir pouco. É que a mãe de uma amiga minha resolvera fantasiar a filha e o nome da fantasia era no figurino Rosa. Para isso comprara folhas e folhas de papel crepom cor-de-rosa, com as quais, suponho, pretendia imitar as pétalas de uma flor. Boquiaberta, eu assistia pouco a pouco à fantasia tomando forma e se criando. Embora de pétalas o papel crepom nem de longe lembrasse, eu pensava seriamente que era uma das fantasias mais belas que jamais vira.

Foi quando aconteceu, por simples acaso, o inesperado: sobrou papel crepom, e muito. E a mãe de minha amiga — talvez atendendo a meu apelo mudo, ao meu mudo desespero de inveja, ou talvez por pura bondade, já que sobrara papel — resolveu fazer para mim também uma fantasia de rosa com o que restara do material. Naquele carnaval, pois, pela primeira vez na vida eu teria o que sempre quisera: ia ser outra que não eu mesma. (...)

Muitas coisas que me aconteceram tão piores que estas, eu já perdoei. No entanto, essa não posso sequer entender agora: o jogo de dados de um destino irracional? É impiedoso. Quando eu estava vestida de papel crepom todo armado, ainda com os cabelos enrolados e ainda sem batom e ruge —minha mãe de súbito piorou muito de saúde, um alvoroço repentino se criou em casa e mandaram-me comprar depressa um remédio na farmácia. Fui correndo vestida de rosa — mas o rosto ainda nu não tinha a máscara de moça que cobriria minha tão exposta vida infantil — fui correndo, correndo, perplexa, atônita, entre serpentinas, confetes e gritos de carnaval. A alegria dos outros me espantava. (...)

Considerando as funções que um texto literário pode assumir, podemos afirmar que:


A) O texto de Clarice cumpre predominantemente a função de informar, transmitir conhecimento sobre um assunto, deixando de lado a beleza das palavras e a missão de emocionar o leitor.

B) o conto preocupa-se em mostrar uma narradora que, utilizando a linguagem denotativa, apenas narra o que aconteceu a ela naquele carnaval, não se deixando levar por nenhum tipo de emoção ou sentimento.

C) o conto de Clarice cumpre a função estética e seu objetivo maior é mostrar como a autora preocupa-se em mostrar um vocabulário belo e culto para reforçar a missão do texto: divulgar a beleza da literatura brasileira.

D) o conto de Clarice cumpre uma função político-social ao discutir as desigualdades sociais presentes na sociedade, mostrando as diferenças existentes entre a narradora e as pessoas que se divertem no desfile de Carnaval.

E) o conto de Clarice trabalha especialmente com a visão catártica ao despertar as emoções do leitor, mostrando o quanto o sonho da narradora foi interrompido pela doença da mãe, fazendo com que o leitor participe dessa emoção através do uso da linguagem denotativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por diasf5540
1

Explicação:

Alternativa de letra de


felipecp332: responde direito filho da dsgraça
Perguntas interessantes