Leia um fragmento de "O Cortiço", de Aluisio de Azevedo: Odiavam-se. Cada qual sentia pelo outro um profundo desprezo, que pouco a pouco se foi transformando em repugnância completa. O nascimento de Zulmira veio agravar ainda mais a situação; a pobre criança, em vez de servir de elo aos dois infelizes, foi antes um novo isolador que se estabeleceu entre eles. Estela amava-a menos do que lhe pedia o instinto materno por supô-la filha do marido, e este a detestava porque tinha convicção de não ser seu pai. Fonte: AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 30. ed. São Paulo: Ática, 1997. Sobre as palavras grifadas no fragmento, julgue as alternativas corretas: I. O "A" é artigo definido nos três casos em que foi grifado no texto. II. O "A" é preposição em "...Pouco a pouco...", pois é invariável e liga dois termos da oração. III. O "A" é artigo definido em "... a situação...", uma vez que é variável e define o substantivo que acompanha. IV. O "A" é pronome do caso oblíquo em "...este a detestava...", porque está substituindo o nome Zulmira. V. O "A" é pronome nos três casos, porque acompanha e substitui o nome da personagem do romance. Marque a opção que contempla as alternativas corretas: II, III, IV. II, III, IV, V. I, III, IV, V. I, III, V. I, II, III, IV, V.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é:
II, III, IV, V
I. Falso - O "A" só é artigo definido em "a situação" e em "a pobre criança", pois define os substantivos que acompanha.
II. Verdadeiro - Na expressão "pouco a pouco", o "a" é uma preposição, pois está ligando palavras estabelecendo alguma relação entre elas. Nesse caso, "a" é invariável, isto é, fica sempre no singular.
III. Verdadeiro - Em "a situação, o "a" é artigo definido, pois determinar o substantivo "situação".
IV. Verdadeiro - Em "este a detestava", o "a" é pronome oblíquo, pois está substituindo "Zulmira". O "a" é complemento do verbo "detestava".
V. Verdadeiro - O "A" é pronome oblíquo em "Estela amava-a", "por supô-la filha do marido" e em "este a detestava".
Resposta:
II, III, IV. Corrigido no AVA
Explicação: