Leia todo o texto “A contribuição da sociologia da educação para a compreensão da educação escolar”. Releia a primeira parte: “A escola como instituição social”. Identifique, nessa primeira parte, as ideias que definem a escola como uma instituição social. 1. 2. Identifique, agora, segundo o texto, a principal função da escola como instituição social. Produza um texto reflexivo acerca do papel da escola como instituição social, a partir do que foi estudado. Leia, novamente, a segunda parte do texto: “Escola pública e desigualdade social”. 3. 4. Aponte a definição de escola pública contida nesta parte do texto. Escreva uma pequena redação (de 20 a 30 linhas) sobre o que você aprendeu com a leitura deste texto.
Soluções para a tarefa
1. A escola tem sido um dos objetos de estudo da Sociologia da Educação desde o começo das pesquisas da ciência. Por seu papel como agente de socialização, que disputa com a família a transmissão de cultura e valores para às novas gerações, a escola adquiriu grande importância particularmente para a transformação dos alunos.
2. A escola tem como uma das suas características ser uma instituição social educativa, ter como função a formação do cidadão para participar conscientemente da sociedade em que vive. Com este objetivo a escola tem um compromisso com a construção de projetos políticos e pedagógicos, cumprindo uma finalidade social, resgatando a credibilidade do ensino público, o que se dará para assim permitir o acesso aos conhecimentos já construídos e propiciando a elaboração de novos conhecimentos.
3. No processo de gerenciamento num contexto de formação, vemos a criação de uma cultura urbana e social, com o compreendi mento do público e do privado em um papel central, na medida que crescemos adquirimos a experiência pública, que por um tempo é deixada de lado em favor da formação da personalidade individual. As chamadas políticas da indiferença são na verdade, elementos que compõe a cultura urbana, especialmente na função de formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
4. A definição da escola pública é que ela tem entre suas muitas finalidades desenvolver um aprendizado com uma função transformadora, fazendo do aprendizado uma ferramenta mais crítica, tornado os alunos mais qualificados para a vida social e profissional.
5. A contribuição do conceito sociologia na educação é um debate novo e muito pouco explorado pela maioria do meio acadêmico, a desigualdade é um problema cultural e social, não pode ser uma obrigação dó do estado. Com um longo processo de aprendizado podemos fazer parte da transformação e criação da sociedade, pois no mundo presente uma classe mais humana e igualitária, vemos surgir uma escola com ideias e valores, e com ajuda da sociologia podemos ver as muitas transformações de cada classe e organização cultural.