História, perguntado por milenaluiza215, 8 meses atrás

) Leia:“ Queremos Pedro II, Ainda que não tenha idade. A nação dispensa a Lei E viva a maioridade.” As ações pela antecipação da maioridade, expresso na quadrinha popular do século XIX, confirma a esperança de superação da crise vigente durante o Período Regencial. Sobre o golpe da maioridade podemos afirmar: *
4 pontos
a) Este ato significou a diminuição das atribuições de D. Pedro II, e uma tentativa de solucionar a crise social e econômica que atingia as províncias do norte do país.
b) O golpe da maioridade foi uma manobra dos conservadores para antecipar a maioridade de D. Pedro, o qual assume o poder aos 17 anos.
c) O golpe da maioridade ocorre no momento em que os problemas sociais que marcaram o período regencial: fome, seca e estagnação das culturas tradicionais tinham sido totalmente superados.
d) A proposta da antecipação da maioridade do imperador foi apresentada pelos liberais para solucionar a crise política vivida pelo país.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariasoraia2
11

Olá!

Resposta:

Alternativa D.

D. Pedro II teve a antecipação da sua maioridade pedida pelos liberais, para solucionar a crise política vivida pelo país. Esse evento, em 23 de julho de 1840, ficou conhecido como o Golpe da Maioridade.

D. Pedro II não podia tomar decisões (na prática).

Perguntas interessantes