Leia parte da crônica publicada por Carlos Drummond de Andrade no jornal Correio da Manhã, em 17 de junho de 1954. MISTÉRIO DA BOLA Confesso que o futebol me aturde, porque não sei chegar até o seu mistério. Entretanto, a criança menos informada o possui. Sua magia opera com igual eficiência sobre eruditos e simples, unifica e separa como as grandes paixões coletivas. Contudo, essa é uma paixão individual mais que todas. Cada um tem sua maneira própria de avaliar as coisas do gramado, e onde este vê a arte mais fina, outro apenas denuncia a barbeiragem ou talvez um golpe ignominioso. Pelo nosso clube fazemos o possível, e principalmente o impossível. O jogador nos importa menos que suas cores, e se muda de camisa pode baixar em nossa estima, à revelia de toda justiça. A estética do torcedor é inconsciente; ele ama o belo através de movimentos conjugados, astuciosos e viris, que lhe produzem uma sublime euforia, mas se lhe perguntam o que sente, exprimirá antes uma emoção política. Somos fluminenses ou vascos pela necessidade de optar, como somos liberais, socialistas ou reacionários. ANDRADE, C. D. Quando é dia de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 19 - 20. Vocabulário Aturdir – perturbar a mente ou os sentidos, dificultar o raciocínio Erudito – que tem ou revela conhecimento ou cultura variada, adquiridos especialmente por meio da leitura Ignominioso – que provoca horror, vergonha, desonra À revelia – sem conhecimento da parte interessada Viril – relativo ao ou próprio do homem; masculino, dotado de coragem, energia, vigor; destemido, forte Apartidário – que não toma partido De acordo com o texto lido, o cronista considera o futebol um esporte
De acordo com o texto lido, o cronista considera o futebol um esporte
Alternativas Enviar Enviar
A)
viril.
B)
plural.
C)
ingênuo.
D)
apartidário.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Resposta:viril
Explicação:
roselialbanodasilva:
oo
Respondido por
13
Segundo a crônica "Mistério da Bola", o futebol um esporte: VIRIL.
Carlos Drummond de Andrade foi poeta, escritor, contista brasileiro e, até hoje, é bastante famoso e lembrado pelos amantes de literatura.
Drummond fez parte da segunda fase do Modernismo e foi representante da "poesia de 30", com a obra "Algumas poesias".
O poeta possui inúmeros poemas, sendo o mais conhecido "No meio do caminho”, publicado em 1928.
Dentre suas obras de poemas, contos, crônicas e literatura infantil, as mais célebres são: Confidência do Itabirano, Poema de Sete Faces, Ausência, Poemas.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20491784
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Administração,
10 meses atrás