Leia os versos a seguir:
Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura [...].
Os termos essenciais da oração presente nos dois versos são respectivamente classificados como
Escolha uma opção:
a. Sujeito Indeterminado e Predicado Nominal.
b. Sujeito Composto e Predicado Verbal.
c. Sujeito Desinencial e Predicado Nominal.
d. Sujeito Simples e Predicado Nominal.
e. Sujeito Simples e Predicado Verbal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos versos indicados, os termos essenciais da oração presentes são, respectivamente, Sujeito Desinencial e Predicado Nominal, portanto, a alternativa correta é a terceira, “c”.
Explicação:
Os termos essenciais são indispensáveis para a oração, ou seja, são a sua “essência”. Eles são o sujeito e o predicado.
Os versos são de Olavo Bilac, extraídos do soneto “Língua Portuguesa”, do livro Tarde (1919). O poema é uma exaltação à nossa língua e a sua própria construção é reveladora desse prestígio dado pelo poeta.
Em um primeiro momento, poderíamos pensar que o primeiro verso é o sujeito da oração. Mas ele não é! Trata-se de termo acessório, ou seja, um aposto. A dica está no verbo que inicia o segundo verso: “És”. Ele é a conjugação do verbo ser na segunda pessoa do singular, “Tu”, no presente do indicativo. Como o pronome pessoal não aparece na oração, mas pode ser identificado pela desinência verbal, ou seja, pelo verbo conjugado na oração, portanto, o sujeito é chamado de desinencial.
Para identificar o segundo termo essencial, o predicado, devemos observar também o verbo e identificar o seu núcleo. No caso do segundo verso, temos um verbo de estado ou de ligação, o verbo ser, e um predicativo do sujeito, que qualificam o sujeito da oração, “esplendor e sepultura”. Por isso, temos um predicado nominal, formado por um verbo de ligação e cujo núcleo é um predicativo do sujeito.
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/39621205
Resposta:
Letra D
Explicação:
O cara me fez errar e o gabarito era letra D