Leia os três microcontos a seguir e responda às questões. 1. "A velha insônia tossiu três da manhã." Dalton Trevisan 2. "Vende-se: sapatinhos de bebê nunca usados." Ernest Hemingway 3. "Fui me confessar ao mar. O que ele disse? Nada." Lygia Fagundes Telles 1. É possível afirmar que os três microcontos apresentam os seguintes elementos narrativos: * 1 ponto a) narrador; uma personagem; tensão e enredo longo. b) narrador; personagens; clímax e enredo curto. c) apenas personagens e enredo curto. d) apenas narrador e personagens. 2. Sobre cada um dos microcontos pode-se inferir que há uma : * 1 ponto a) metáfora das personagens, pois a insônia é velha; o sapatinho é novo e o mar é um ser vivo. b) ironia no enredo, pois se a insônia está tossindo; o bebê não chegou a nascer e o mar não fala. c) metonímia do tempo, pois a insônia envelheceu; o bebê acabou de nascer e o mar é conselheiro. d) polissemia na tensão desenvolvida no enredo, pois se a insônia é velha e tosse pode estar doente; o bebê não chegou a nascer e "nada" pode ser no sentido de nadar ou de coisa nenhuma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. b) narrador; personagens; clímax e enredo curto.
2. d) polissemia na tensão desenvolvida no enredo, pois se a insônia é velha e tosse pode estar doente; o bebê não chegou a nascer e “nada” pode ser no sentido de nadar ou de coisa nenhuma.
Explicação:
1. Há narrador contando as histórias, há personagens em cada uma (a insônia; quem vende os sapatinhos; e quem foi se confessar), existe um ponto de tensão em casa uma das histórias (clímax) e o enredo é curto, pois tem apenas uma linha.
2. A polissemia está presente no clímax do enredo, ou seja, os vários significados possíveis na interpretação estão ponto de tensão da narrativa.
Espero ter ajudado!
Resposta:
1 - b) narrador; personagens; clímax e enredo curto.
2 - d) polissemia na tensão desenvolvida no enredo, pois se a insônia é velha e tosse pode estar doente; o bebê não chegou a nascer e “nada” pode ser no sentido de nadar ou de coisa nenhuma.
Explicação:
classroom