Português, perguntado por Nanna110411, 11 meses atrás

Leia os trechos da matéria da revista Galileu:

Dedo-duro virtual
Um hacker descobriu quem edita o quê na Wikipédia e trouxe à luz táticas ardilosas de empresas e órgãos governamentais

EMILIANO URBIM

Virgil Griffith, 24 anos, realizou o sonho de todo hacker: irritar de uma só vez governos, ONGs, corporações e autoridades religiosas. Nem precisou fazer nada ilegal. Bastou criar o WikiScanner, site (wikiscanner.virgil.gr) no qual você descobre quem mexe em quais artigos da Wikipédia, enciclopédia virtual escrita por usuários. Melhor: descobre onde elas trabalham.

Reorganizando dados de domínio público, o programinha revelou conexões, no mínimo, curiosas. Gente com acesso à rede da Apple colocou comentários negativos nos verbetes sobre a Microsoft, que aparentemente deu o troco. Alguém do Vaticano suavizou críticas ao IRA, burocratas turcos varreram o genocídio armênio da História e uma igreja de Oklahoma (EUA) desacreditou a Teoria da Evolução. "Não dá para cravar que as mudanças foram feitas por gente dessas organizações. Mas a chance é grande", diz Griffith. O estudante da CalTech falou com Galileu enquanto estava na Inglaterra, visitando a Universidade de Cambridge.

Galileu: Como você bolou o WikiScanner?
Virgil Griffith: Alguns deputados americanos editaram suas páginas na Wikipédia e foram pegos porque usaram seus PCs do Congresso. Pensei que poderia repetir isso em larga escala com um programa que cruzasse as "editadas" da Wikipédia com números de IP (endereço de internet), descobrindo sua origem.

Galileu: Você esperava esse sucesso?
Griffith: Eu esperava esse número de desastres de relações públicas, porque as empresas são assim, e o WikiScanner estimula o espírito investigativo de todos. Costumo comparar o que está acontecendo a um show de fogos de artifício no qual cada um traz seus rojões.

Galileu: As alterações detectadas pelo WikiScanner foram feitas a partir das redes das empresas, mas não sabemos por quem. Qual o seu chute?
Griffith: Acho que se a "editada" ocorreu durante o expediente, é razoável supor que foi um funcionário daquela empresa.

Galileu: Você acha que as modificações vão continuar?
Griffith: Sim, mas as pessoas por trás delas provavelmente vão ter mais cuidado. Mesmo assim, existem várias técnicas para desmascará-las.

Galileu: Vai haver uma versão que procure páginas em português?
Griffith: Criei versões em inglês, alemão e japonês. Agora, o código está aberto para hackers brasileiros.



Resolva as questões:

a) “Bastou criar o WikiScanner, site (wikiscanner.virgil.gr) no qual você descobre quem mexe em quais artigos da Wikipédia, enciclopédia virtual escrita por usuários.” Escreva a oração subordinada adjetiva e anote o antecedente a que ela se refere.

b) “Pensei que poderia repetir isso em larga escala com um programa que cruzasse as “editadas” da Wikipédia com números de IP [endereço de internet), descobrindo sua origem.” Escreva as orações iniciadas pela palavra que e classifique-as em adjetiva ou substantiva. Em seguida, escreva como pensou para resolver essa questão.

c) “Você acha que as modificações vão continuar?”

Inclua uma oração adjetiva adequada ao contexto da matéria e que faça referência ao substantivo “modificações”.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
31

a) A oração subordinada adjetiva é:

"no qual você descobre"

O antecedente a que ela se refere é:

"site"

b) As orações iniciadas pela palavra que são:

"que poderia repetir isso em larga escala com um programa"

oração subordinada substantiva

"que cruzasse as “editadas” da Wikipédia com números de IP"

oração subordina adjetiva

Como resolvi: quando o 'que' substitui o termo anterior, a oração é adjetiva. Se isso não acontece, a oração é substantiva.

c) “Você acha que as modificações que foram feitas vão continuar?”

Respondido por anaclarasilveira2011
8

Resposta:

a) Oração: "no qual você descobre" / antecedente: "site (wikiscanner.virgil.gr)".

b) Þ “que poderia repetir isso em larga escala com um programa”: oração subordinada substantiva. A oração tem valor de objeto direto sendo o complemento do verbo pensar, que está na oração principal. A palavra que é conjunção integrante, apenas liga a oração subordinada à oração principal.

Þ “que cruzasse as “editadas” da Wikipédia com números de IP [endereço de internet)”: oração subordinada adjetiva. Esta tem valor de adjunto adnominal do substantivo programa (termo a que atribui uma característica), e a palavra que é pronome relativo.

c) Resposta possível: Você acha que as modificações que foram feitas na Wikipédia vão continuar?

Explicação:

Perguntas interessantes