Leia os trechos a seguir, pertencentes à “Carta”, de Pero Vaz de Caminha. O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, bem vestido, com um colar de ouro mui grande ao pescoço, e aos pés uma alcatifa por estrado. Sancho de Tovar, Simão de Miranda, Nicolau Coelho, Aires Correa e nós outros que aqui na nau com ele vamos, sentados no chão, pela alcatifa. Acenderam-se tochas. Entraram. Mas não fizeram sinal de cortesia, nem de falar ao Capitão nem a ninguém. Porém um deles pôs olho no colar do Capitão, e começou de acenar com a mão para a terra e depois para o colar, como que nos dizendo que ali havia ouro. Também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata. Mostraram-lhes um papagaio pardo que o capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os havia ali. Mostraram-lhes um carneiro: não fizeram caso. Mostraram-lhes uma galinha; quase tiveram medo dela; não lhe queriam pôr a mão; e depois a tomaram como que espantados. Viu um deles umas contas de rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito com elas e lançou-as ao pescoço. Depois tirou-as e enrolou-as no braço e acenava para a terra e de novo para as contas e para o colar do Capitão, como dizendo que dariam ouro por aquilo. Sobre o texto, leia as seguintes afirmativas. I. O cronista procura valorizar o cristianismo, ideologia que seria um dos braços da colonização, mediante referência ao interesse do gentio pelo rosário. II. Caminha registra pormenores em ritmo sincopado (“Acenderam-se tochas. Entraram”), o que mostra o literato latente que havia nele. III. Com as referências à existência de ouro e prata em terra, Caminha procura despertar o interesse do rei de Portugal, D. Manuel. IV. O carneiro e a galinha eram animais que os portugueses traziam para a sua alimentação a bordo e que não existiam no Brasil. V. Como escrivão da frota de Cabral, a quem chama de Capitão, Caminha procurou ser fiel à realidade, a fim de bem informar a Coroa Portuguesa. Assinale a alternativa correta. (A) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas. (B) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. (C) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. (D) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas. (E) Todas as afirmativas estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
o exercício é interpretação de texto
Sobre o texto, leia as seguintes afirmativas.
I. O cronista procura valorizar o cristianismo, ideologia que seria um dos braços da colonização, mediante referência ao interesse do gentio pelo rosário.
II. Caminha registra pormenores em ritmo sincopado (“Acenderam-se tochas. Entraram”), o que mostra o literato latente que havia nele.
III. Com as referências à existência de ouro e prata em terra, Caminha procura despertar o interesse do rei de Portugal, D. Manuel.
IV. O carneiro e a galinha eram animais que os portugueses traziam para a sua alimentação a bordo e que não existiam no Brasil
. V. Como escrivão da frota de Cabral, a quem chama de Capitão, Caminha procurou ser fiel à realidade, a fim de bem informar a Coroa Portuguesa.
(C) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
interpretação de texto:
Dicas valiosas para interpretação de texto
- Leia o texto sem pressa
- Releia o texto e marque as palavras desconhecidas
- Consulte novas palavras no dicionário
- Faça resumo por parágrafos
- Faça perguntas ao texto
- Reescreva o texto
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/25547687
Sucesso nos estudos!!!
Anexos:
Respondido por
7
Resposta:
letra E
Explicação:
todas as afirmativas estão corretas
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás