Português, perguntado por kleudsonmeneze, 1 ano atrás

Leia os trechos a seguir.
I - "A legítima argumentação, tal como deve ser entendida, não se confunde com o ‘bate-boca’ estéril ou carregado de animosidade. Ela deve ser, ao contrário, construtiva na sua finalidade, cooperativa em espírito e socialmente útil.”
Fonte: GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em Prosa Moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 371.
II - O presente trabalho tem por objetivo demonstrar e provar o quanto a sociedade moderna ainda precisa atuar no empoderamento das mulheres. Empoderar significa equidade de gênero em todas as classes sociais, em todas as áreas de atuação. Hoje, pouco menos de 30% das mulheres de diferentes países do mundo, segundo a ONU, estão em equidade com o gênero masculino, especialmente no mercado de trabalho. Em países em desenvolvimento, os dados nem mesmo atingem tal porcentagem. O empoderamento das mulheres, hoje, garantirá, no futuro, uma melhora na qualidade de vida, não somente das próprias mulheres, mas também na vida de crianças e homens.
Fonte: ONU MULHERES. Informe anual 2014-2015. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2017.
Sabemos que a argumentação em textos acadêmicos tem por objetivo central defender uma tese. Considerando os seus conhecimentos e os trechos lidos, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese deve se apoiar apenas em um sólido raciocínio lógico.
b. Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese se vale da consistência do raciocínio, apoiada nas evidências das provas.
c. A construção de um texto acadêmico se vale de uma tese sempre inédita, desenvolvida em uma estrutura dissertativa, apenas.
d. A construção de um texto acadêmico se vale apenas de uma estrutura que seja compatível com o modelo do texto redigido.
e. Todo texto acadêmico deverá ser composto apenas de argumentação expositiva.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
22

A é falsa, além dos raciocínios lógicos as teses também se fundamentam em opiniões de outros e argumentos que tenham um papel social.

B é verdadeira, uma vez que uma tese inconsistente e baseada em evidências e provas fracas é uma tese fraca.

C é falsa, não necessariamente a tese precisa ser inédita (pode ser a apologia de alguma outra tese ou uma tese interpretativa) e não se limita à estrutura.

D é falsa, o texto acadêmico vai além das suas características estruturais básicas.

E é falsa, além da argumentação é necessário apresentar as referências e evidências.

Respondido por mariana192180
26

Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese se vale da consistência do raciocínio, apoiada nas evidências das provas. Correto

Perguntas interessantes