Leia os textos representativos dos movimentos literários naturalista e parnasiano. Em seguida, responda à questão 4 sobre eles.
Texto I:
Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, e outras, cada vez mais ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram ais convulsos, chorados em frenesi de amor: música feita de beijos e soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estalar de gozo.
AZEVEDO, A. O Cortiço. São Paulo: Ática, 1983 (fragmento). (O cortiço, de Aluísio Azevedo)
Texto II:
Vila Rica
O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre;
Sangram, em laivos de ouro, as minas, que a ambição
Na torturada entranha abriu da terra nobre:
E cada cicatriz brilha como um brasão.
O ângelus plange ao longe em doloroso dobre,
O último ouro do sol morre na cerração.
E, austero, amortalhando a urbe gloriosa e pobre,
O crepúsculo cai como uma extrema-unção.
Agora, para além do cerro, o céu parece
Feito de um ouro ancião que o tempo enegreceu…
A neblina, roçando o chão, cicia, em prece,
Como uma procissão espectral que se move…
Dobra o sino…Soluça um verso de Dirceu…
Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove.
(Olavo Bilac, Melhores poemas, 2000.)
Vocabulário:
1 fulvo: amarelo-ouro.
2 laivo: desenho sinuoso na madeira ou na pedra; veio.
3 ângelus: toque do sino que anuncia a Ave-Maria.
4 planger: soar.
5 cerro: pequena elevação; colina.
6 ciciar: sussurrar.
4. A sequência correta de análise dos dois textos, respectivamente, é: *
2 pontos
I- Atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais. / II- a focalização de cenários históricos com a finalidade de intervenção da arte na sociedade.
I- Exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo. / II- Há intervenção subjetiva na abordagem de temáticas sociais e históricas.
I- As personagens são observadas como elementos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia / II- A descrição de objetos e cenários é detalhada em linguagem e vocabulário rebuscados.
I- Destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagens portuguesas. / II- A crítica social é estabelecida a partir de um ponto de vista religioso cristão.
I- O confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento português. / II- A expressão intimista e passional de um sujeito poético vira as costas para a realidade objetiva.
Soluções para a tarefa
Respondido por
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Tá qual é a dúvida???
andrefariaslf:
É só ler, responder a questão 4
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