Leia os textos: I. “A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das ideias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos [...].(SOARES, Laura T. O desastre social. Rio de Janeiro: Record, 2003).
II. “Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante [...]. O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar de mistificá-la”. (BENJAMIM, Cesar & outros. A opção brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998).
III. Imagem da questão
isabelapagliari. files. wordpress. com/2010/05/charge .jpg
Com base na leitura atenta dos três textos, pode-se afirmar que
A tanto os textos verbais quanto o não verbal tratam da mesma problemática.
B embora de diferentes gêneros, mostram-se semelhantes no que criticam.
C o texto I e II tratam de assuntos diferentes – o neoliberalismo e a globalização-, entretanto interligados e causadores da exclusão social.
D todos criticam a globalização, entretanto valem-se de diferentes linguagens e gêneros.
E Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Pode-se apontar que tanto os textos verbais quanto o não verbal tratam da mesma problemática, que é a exclusão social oriunda da globalização e do neoliberalismo, segundo as opiniões de seus autores.
A charge também demonstra isso, visto que denuncia a exclusão social de certos grupos e classes sociais em relação a outros, os que chamamos de "abastados", isto é, aqueles que possuem riqueza.
Letra E.
Abraços!
Perguntas interessantes