Leia os textos escritos por duas importantes personalidades da nossa Literatura. Em seguida, compare o objetivo textual de cada um deles e selecione a assertiva que contém uma breve orientação para seu "aluno escritor". Quando não estou escrevendo, eu simplesmente não sei como se escreve. Se não soasse infantil e falsa a pergunta das mais sinceras, eu escolheria um amigo escritor e lhe perguntaria: como é que se escreve? Por que, realmente, como é que se escreve? que é que se diz? e como dizer? e como que se começa? e que é que se faz com o papel em branco nos defrontando tranquilo? Sei que a resposta, por mais que intrigue é a única: escrevendo. Clarice Lispector. "Como é que se escreve". In. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, pp. 156-157. Faço diário. Sobre tudo e sobre nada. Vou escrevendo como passarinho canta. Mas sempre gostei de escrever. Escrevo o tempo todo, não só quando estou diante do papel ou do computador esse é só o momento final, em que as palavras saem de mim e tomam forma exterior. Ana Maria Machado Revista Na Ponta do Lápis. Julho de 2010, p. 2. a. A partir da leitura dos textos das autoras, a resposta está na alternativa que diz: Para escrever, precisamos escolher um leitor e conversar com ele pela folha de papel. b. Para escrever, precisamos escolher um tema, pesquisar sobre ele e com vários leitores, para depois, redigir na folha de papel. c. Para escrever, precisamos escolher um autor e dialogar com ele, para depois, redigir na folha de papel. d. Para escrever, precisamos escolher um autor preferido, copiar as ideias dele e redigir na folha de papel. e. Para escrever, precisamos escolher um leitor e conversar com ele antes de redigir na folha de papel.
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Os dois textos evidenciam a situação um tanto quanto paradoxal que o melhor modo de aprender a escrever é escrevendo, de modo que não o modo mais eficiente é escolher alguém - ou um tema - e conversar com ele e desenvolver ao texto à medida que se escreve, não sendo necessária - ou recomendada - uma enorme pesquisa anterior ao processo de escrita.
Além disto há a ideia que ocorre um diálogo entre o autor e um leitor imaginário, um amigo, sobre os quais se pode falar sobre tudo e sobre nada, onde qualquer tema é suficiente para começar o processo de escrever que, na medida em que acontece, produz o texto.
Nesta perspectiva é correta a alternativa A, pois ela está mais de acordo com a ideia de um processo que se faz durante a escrita, e não antes, e de diálogo com um amigo leitor ao invés de uma pesquisa quase científica aprofundada sobre o tema.
Além disto há a ideia que ocorre um diálogo entre o autor e um leitor imaginário, um amigo, sobre os quais se pode falar sobre tudo e sobre nada, onde qualquer tema é suficiente para começar o processo de escrever que, na medida em que acontece, produz o texto.
Nesta perspectiva é correta a alternativa A, pois ela está mais de acordo com a ideia de um processo que se faz durante a escrita, e não antes, e de diálogo com um amigo leitor ao invés de uma pesquisa quase científica aprofundada sobre o tema.
VivienLG:
Certinho, obrigada :)
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Resposta: E para escrever precisamos escolher um leitor e conversar com ele antes de redigir na folha de papel
Explicação:prova ta certa
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