Sociologia, perguntado por juniorgrp, 11 meses atrás

Leia os textos e veja a imagem a seguir:



Texto 1:



Depois da independência do Brasil, e sob pressão de nações europeias, especialmente da Inglaterra, vários acordos e leis foram aprovados no sentido de extinguir o tráfico de escravos. Assim, o tratado de aliança e amizade entre o príncipe regente D João VI e Jorge III da Inglaterra reconhecia a injustiça do comércio de escravos e prometia sua abolição gradual [...] o tráfico foi proibido formalmente pela lei de 7 de novembro de 1831, mas somente foi suprimido real e definitivamente em 4 de setembro de 1850, pela Lei Eusébio de Queirós, como ficou conhecida.



MOURA, C.. Dicionário da escravidão negra no Brasil. Edusp, 2004. p. 241.


Texto 2:



A PNAD. Contínua de 2017 mostra que há forte desigualdade na renda média do trabalho: R$ 1.570 para negros, R$ 1.606 para pardos e R$ 2.814 para brancos. O desemprego também é fator de desigualdade: a PNAD. Contínua do 3º trimestre de 2018 registrou um desemprego mais alto entre pardos (13,8%) e pretos (14,6%) do que na média da população (11,9%). Dados também da PNAD. só que mais antigos, de 2015, mostram que apesar dos negros e pardos representarem 54% da população na época, a sua participação no grupo dos 10% mais pobres era muito maior: 75%. Já no grupo do 1% mais rico da população, a porcentagem de negros e pardos era de apenas 17,8%.



CALEIRO, J. P.


Considerando o conjunto de discussões realizadas a respeito das relações étnico-raciais no Brasil, é possível afirmar que:


A - As marcas deixadas pelo sistema escravista no Brasil foram progressivamente se apagando devido à intensa miscigenação entre brancos e negros.

B - A estrutura étnico-racial decorrente do período escravista não se reproduziu durante a Primeira República, uma vez que foram empreendidos notáveis esforços para a integração dos ex-escravizados e a restauração de sua dignidade na sociedade brasileira, bem como patamares adequados de renda e consumo.

C - O fim do tráfico de pessoas negras escravizadas e a Abolição delimitaram um recomeço digno para os negros no país, deixando para trás todos os estigmas definidos pela escravidão.

D - As marcas deixadas pela escravidão no Brasil permaneceram mesmo após o encerramento oficial do tráfico de pessoas escravizadas, bem como após a Abolição, consolidando-se como elemento estrutural de nossa cultura.

E - Concedida pela Princesa Isabel, a liberdade dos negros escravizados instaurou uma nova dinâmica de concorrência equilibrada entre negros e brancos no mercado de trabalho e no acesso a bens e serviços.

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Respondido por wwwjhproducoes
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Resposta:

RESPOSTA CORRETA:

As marcas deixadas pela escravidão no Brasil permaneceram mesmo após o encerramento oficial do tráfico de pessoas escravizadas, bem como após a Abolição, consolidando-se como elemento estrutural de nossa cultura.

Explicação:

As relações étnico-raciais consolidadas durante a sociedade escravista ainda permanecem produzindo efeitos sociais, instaurando-se como estrutura de exclusão dos negros mesmo em períodos democráticos.


vnicix: A miscigenação não anulou as desigualdades existentes. Tanto negros quanto pardos permanecem ocupando posições inferiores às dos brancos no mercado de trabalho e na distribuição de renda do país. As relações étnico-raciais consolidadas durante a sociedade escravista ainda permanecem produzindo efeitos sociais, instaurando-se como estrutura de exclusão dos negros mesmo em períodos democráticos.
Respondido por Danas
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A escravidão deixou marcas no Brasil que permanecem até hoje, mesmo com o fim do tráfico de pessoas e com a abolição, questões culturais e financeiras são graves ainda (alternativa D).

Acúmulo de recursos e diferenças sociais

Durante a escravidão, terras, dinheiro, recursos naturais, espaços na política, na educação e em empresas foram dominados completamente por pessoas brancas.

Os negros, indígenas e os pardos não tiveram a chance de acumular riquezas, além disso, passaram a viver em uma sociedade racista e preconceituosa que gera ainda mais barreiras para as pessoas não brancas.

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