Leia os textos e responda o que segue abaixo. 1. Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. In: FREIRE, Paulo. Educação na cidade, 1991. 2. Contra uma escola que a rigor nem alfabetiza os filhos dos trabalhadores, é preciso criar uma escola que realmente os ensine. Para tanto, os docentes não podem, de forma alguma, abdicar de sua função primeira que é ensinar a todos os alunos, especialmente os que devido a sua situação de classe têm mais dificuldades na aprendizagem. Esta não se dá espontaneamente, como um lazer, mas exige disciplina, esforço e persistência; numa palavra, supõe trabalho. É profundamente ingênua (e perigosa!) essa ideia que o professor deve facilitar a aprendizagem ao máximo [...]. Ora, ninguém aprende a aprender sem um conteúdo, uma matéria prima a ser transformada pela reflexão, isto é, sem um trabalho que produza a compreensão da realidade. COELHO, Ildeu. A questão política do trabalho pedagógico, apud ARANHA, Maria Lúcia A. História da Educação. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1996, p.227. Considerando o que você leu nos dois excertos acima, conclua a atividade elaborando um texto em que aborde: A atuação de Paulo Freire, na década de 1950 e início dos anos 60, os fundamentos do “método” de alfabetização de adultos criado por ele e destaque qual era a importância da educação, do domínio da escrita e da leitura pelos educandos, segundo o pensamento do autor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Paulo Freire inovou a alfabetização quando elaborou uma proposta alfabetizadora, visando a realidade dos alunos. Conforme sua teoria, o código escrito vai além da simples união das letras, sendo que as palavras e frases expõe uma visão a respeito de algum assunto.
Paulo Freire afirmava que a leitura só teria objetivo se este fosse configurado na formação de uma leitura critica e que proporcionasse o crescimento humano.
Paulo Freire afirmava que a leitura só teria objetivo se este fosse configurado na formação de uma leitura critica e que proporcionasse o crescimento humano.
Perguntas interessantes